Baixa imunidade: conheça os principais sintomas e como se fortalecer!

Você está sempre doente? Espirros, tosse, dores no corpo, unhas que se quebram, intestinos que não funcionam direito são uma realidade contínua na sua vida? Você pode estar com baixa imunidade!

O sistema imune prejudicado pode levar ao desenvolvimento de doenças ou ao agravamento de uma simples gripe em pneumonia. Esse quadro pode ser controlado, mas precisa de muita atenção e cuidado, já que pode levar à morte.

O que significa a imunidade baixa? Quais são os seus principais sinais e sintomas? Existe um tratamento específico? Tudo isso você vai aprender neste post, agora mesmo.

O que é baixa imunidade?

O nosso corpo é dotado de barreiras físicas e células de defesa contra invasores. Todo essa proteção é denominada sistema imunológico.

Por essa razão, quando o nosso corpo não consegue se defender direito e as nossas proteções se encontram abaladas, chamamos isso de imunidade baixa, já que o sistema imune não consegue trabalhar de maneira eficiente.

Algumas doenças causam naturalmente essa vulnerabilidade. É o caso de aids, lúpus, câncer, anemia, depressão, desnutrição e obesidade, e até a dependência de drogas e álcool.

O uso de medicamentos, como imunossupressores, consumidos por transplantados, ou corticoides, também causa o comprometimento das defesas do corpo. Da mesma maneira ocorre com a ingestão prolongada de anti-inflamatórios e com o estresse contínuo.

Muitos são os fatores que podem levar o organismo a uma situação de fragilidade e suscetibilidade a doenças. O importante é saber como identificar esse quadro e quando procurar ajuda médica para não sair prejudicado.

Quais são os principais sintomas?

Os seus sintomas estão sempre relacionados à redução das defesas do corpo contra todo tipo de agente: bactérias, fungos, vírus e parasitas. Contudo, não existe um exame específico que dê o diagnóstico de que o sistema imune está prejudicado.

Alguns dizem que unhas fracas, cansaço e queda capilar são sinais de baixa imunidade. Todavia, as coisas não são tão simples como parecem, já que esses sintomas são muito imprecisos e podem ser causados por diversos motivos, como a falta de nutrientes e vitaminas.

Como saber, então, se as defesas do corpo estão reduzidas? Veja alguns dos principais sinais e, caso você se enquadre neles, procure um médico para melhor avaliação.

1. Cansaço excessivo e dores no corpo

Se a preguiça e a indisposição não o deixam em paz, pode ser um indício de diminuição da imunidade. O corpo pede que você se recupere e fique em repouso até que ele se restabeleça.

Dores localizadas na cabeça, costas e estômago ou generalizadas também aparecem. Esses sintomas, por outro lado, se mostram inespecíficos e podem ter diversos significados.

2. Náuseas, vômitos e diarreia

A queda da imunidade pode causar muita náusea e vômitos, assim como o mau funcionamento intestinal frequente.

Entramos em contato com microrganismos constantemente pela alimentação. Quando as defesas estão prejudicadas, é mais provável termos uma reação para algo que poderia ser controlado sem que nenhum sinal aparecesse.

3. Aftas, estomatite e monilíase

São lesões que aparecem na boca e gengivas, podendo se apresentar como pequenas úlceras, feridas e pontos brancos escamosos. A aparição desses ferimentos é um indício muito forte de que o sistema imune está com dificuldades.

5. Infecções recorrentes

Doenças simples, como dor de garganta, herpes, problemas de pele e gripe, que demoram para se resolver ou aparecem frequentemente, também podem ser sinais de que o seu organismo precisa de ajuda para se defender.

Existem tratamentos específicos?

A verdade é que dormir mal, não ingerir todos os nutrientes que o seu corpo precisa ou sobrecarregá-lo com substâncias tóxicas, como gorduras trans, tabaco, álcool ou qualquer outra, fará com que a sua saúde seja prejudicada. O sistema de defesa terá muitos lugares para atuar e poderá ficar cansado e abarrotado.

Existem tratamentos específicos, caso seja uma doença autoimune diagnosticada. Todavia, nos casos simples de baixa de imunidade, é importante visitar um médico e verificar o que foi prejudicado, mas as intervenções costumam ser: melhora na alimentação, prática de exercício e diminuição do estresse.

Entendeu como a baixa imunidade pode afetar o seu corpo e de que maneira ela se manifesta?

Se você se interessa por assuntos de saúde e quer ficar por dentro das novidades, assine a nossa newsletter.

0 Comentários

  1. Obrigado pelas dicas aqui do site, pois são de muita importancia, porque ajuda o publico nesse assunto. Sempre pesquiso boas matéria e aqui vi isso e organização com certeza.

  2. Valdemar Pereira de Limasays:

    Baixa imunidade é um problema sério, e se não for tratado de imediato, pode ocasionar vários problemas.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"