Distúrbios hormonais: que principais causas que afetam as mulheres?

Cabelos sem vida, pele ressecada, perda ou ganho de peso sem motivo, suor excessivo ou menstruação irregular? Você pode estar apresentando sintomas de distúrbios hormonais. Segundo estudos, cerca de uma a cada quinze mulheres desenvolve algum tipo desses distúrbios. Por serem sintomas comuns, muitas vezes passam despercebidos.

Produzidos pelas glândulas endócrinas, os hormônios são responsáveis, principalmente, pelo metabolismo, pelo crescimento regular, pelo ciclo menstrual, pelo fornecimento de energia e pelo auxílio nas funções reprodutivas, ou seja, representam uma peça fundamental no bom funcionamento do organismo. Por isso, preparamos uma lista dos principais sintomas e possíveis distúrbios desse componente.

As principais causas dos distúrbios hormonais nas mulheres

O aparecimento dos distúrbios pode acontecer em qualquer idade, e alguns fatores podem contribuir para potencializar os sintomas. Listamos três dos principais causadores:

Predisposição genética

Em muitos casos, a predisposição genética é a causadora dos distúrbios hormonais, como os problemas na tiróide. Ainda assim, um estilo de vida saudável influencia na melhora da qualidade de vida, evitando maiores complicações.

Má alimentação

A nossa alimentação está diretamente ligada ao metabolismo do corpo. Quando comemos muito açúcar e carboidratos, a insulina, responsável pela metabolização da glicose, é liberada em maior quantidade, formando, assim, o tecido adiposo (gordura), o que pode gerar maiores prejuízos à saúde.

Estresse

O cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, em quantidades moderadas, ajuda a nos manter alertas, estabilizando a pressão arterial e diminuindo a queima de calorias para a economia de energia. O excesso desse hormônio traz grandes danos para o corpo, como insônia, perda muscular e alterações graves de humor. Pequenos hábitos podem ajudar a diminuir o estresse, como exercícios, respiração e boa alimentação.

Os principais tipos de distúrbios hormonais nas mulheres

Além de se informar sobre as causas, é importante que você conheça alguns dos principais distúrbios hormonais que afetam as mulheres.

Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

Pesquisas científicas apontam que essa síndrome afeta cerca de 20% das mulheres na idade reprodutiva, e é bastante influenciada pela predisposição genética e pelo excesso de insulina no corpo. Esse distúrbio hormonal leva à formação de cistos nos ovários, causando também uma ovulação menos frequente e ciclos menstruais irregulares.

Hipertireoidismo

A tireoide é uma glândula responsável pela produção de hormônios metabólicos e, liberada em maior ou menor quantidade, pode afetar o organismo.

O hipertireoidismo, causado pelo excesso de produção, pode causar uma rápida perda de peso, além de cansaço constante, aumento da transpiração, menstruação irregular, infertilidade, entre outros.

Hipotireoidismo

Já a baixa produção desses hormônios causa ganho rápido de peso, além de cabelos secos, menstruação irregular e o aparecimento do bócio, um nódulo no pescoço.

Excesso de insulina

Já citado, o excesso de insulina traz prejuízos ao funcionamento do corpo. Por isso, evite ingerir sal em excesso, alimentos com muitos conservantes, álcool e alimentos alergênicos, como leite, açúcar e ovo.

Por fim, fazer atividades físicas, reduzir o consumo de alimentos gordurosos e controlar a ansiedade e o estresse são boas medidas na tentativa de evitar distúrbios hormonais. Não se esqueça também de manter seus exames de rotina em dia.

Se você quer saber mais sobre bem-estar, baixe nosso e-book sobre a saúde da mulher, para ajudá-la a cuidar da saúde em todas as fases de sua vida.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"