Saúde em foco: 6 dicas de como utilizar o 13º salário de forma consciente

Final de ano é sempre sinônimo de compras e mais compras. Presentes, viagens, ceia de natal – e haja dinheiro para conseguir fazer tudo! Ufa. Nós da VidaClass reunimos algumas dicas para você utilizar seu 13º salário da melhor forma possível. Garantir momentos para toda a sua família e ainda iniciar o ano no saldo positivo. Confira!

Utilize o 13º salário de forma consciente

O primeiro passo para utilizar o 13º salário de forma consciente é conhecer sua situação financeira. Liste suas dívidas e contas em atraso, sua previsão de gastos para os próximos meses, suas metas para o ano que vai começar, entre outros. Depois, defina prioridades, reconhecendo o que é mais urgente e mais importante.

Com diagnóstico e planejamento em mãos, fica muito mais fácil saber onde utilizar o dinheiro extra que recebe no final do ano. Para ter algumas ideias, confira, a seguir, dicas de como usar o décimo terceiro da melhor forma.

1. Pague contas atrasadas e quite dívidas

Essa é a primeira indicação de especialistas. Se você tem contas atrasadas ou dívidas, como parcelas de um imóvel, priorize o 13º salário para quitar esses compromissos. Você pode até negociar descontos a depender dos valores.

2. Faça investimentos

Outra opção de usar bem o décimo terceiro é investir o dinheiro. Uma reserva financeira é importante para ser usada em momentos de emergência, como em casos de doença. Se você ainda não tem uma reserva, esse é um bom momento para começar.

3. Invista em serviços de saúde

Com o dinheiro a mais no final do ano, é um bom momento para investir em um serviço de saúde de qualidade. E isso não quer dizer apenas planos de saúde, que estão cada vez mais caros. Investir em serviços que ofereçam descontos em consultas, exames e medicamentos, como o VidaClass, é ideal para quem não pode pagar um plano.

4. Faça um check-up da sua saúde

Você ainda não fez o check-up neste ano? Aproveite para utilizar o 13º salário para fazer consultas e exames. Ir ao médico pelo menos uma vez por ano é suficiente para afastar diversos tipos de problemas de saúde e manter a qualidade de vida.

5. Pague as contas do início do ano

Outra forma de utilizar o décimo de forma consciente é reservando dinheiro para pagar as contas que costumam surgir no início do ano. Impostos, como IPVA e IPTU e matrículas escolares dos filhos, por exemplo, costumam ser despesas que surgem quando o ano começa.

6. Realize um sonho

Se a sua situação financeira permitir, reserve o 13º salário ou parte dele para realizar um sonho. Fazer uma viagem, por exemplo, pode trazer muitos benefícios pessoais que contribuem para sua qualidade de vida.

Com as dicas que apresentamos acima, fica muito mais fácil utilizar o 13º salário de forma consciente. Seja organizado e faça um planejamento. Assim, você não corre o risco de gastar em compras por impulso ou em itens que não precisa e depois se arrepender.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba dicas como essas diretamente no seu e-mail!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"