A vacinação está em dia? 5 motivos para seguir o calendário de vacinas

Manter as vacinas em dia é uma constante preocupação que pais têm com filhos, entretanto, o cuidado com essa questão é importante também na vida adulta. A conscientização da vacinação nesta fase ainda precisa melhorar.

As vacinas têm importância fundamental ao sistema imunológico, pois elas o estimulam a criar barreiras e mecanismos de proteção contra uma série de doenças. Enfermidades não são exclusivas à determinadas faixas etárias e a infecção pode vir em diversos momentos.

O desconhecimento desses fatos aliados a pouca divulgação da necessidade de vacinação entre adultos contribui para um quadro preocupante. Sua vacinação está em dia? Conheça 5 motivos para fazer com que ela esteja!

1. Possibilidade de infecção por meio de relações sexuais

Comuns na vida adulta, as relações sexuais são rotineiras e trazem consigo a possibilidade de infecções. Entretanto, essas doenças podem ser evitadas, primeiramente com o uso do preservativo, e também com vacinas.

Contra o HPV, a vacina é estimulada às meninas de 11 a 13 anos, quando teoricamente ainda não iniciaram sua vida sexual. A hepatite B também é uma dessas doenças transmitidas por relações sexuais e que pode ser prevenida por meio da vacina.

2. Eliminar risco de infecção de bebês de gestantes portadoras de vírus

Algumas doenças podem ser transmitidas para os bebês quando eles ainda estão nas barrigas de suas mães. A imunização por meio de vacinas é fundamental para que isso não ocorra.

Doenças, como a rubéola, podem ser contraídas pela mulher durante o período de gestação, o que resulta em abortos espontâneos, partos prematuros e má formação dos fetos.

3. Vacinas em dia zeram risco de contaminação em viagens

Constantemente nos deparamos com a necessidade de fazermos viagens, seja por lazer, seja por questões relacionadas ao âmbito profissional ou acadêmico. Essas situações podem nos expor a doenças presentes nos destinos de nossas viagens.

É importante estar atento a esse risco quando for viajar, principalmente para locais onde há a possibilidade real de infecção por vírus pouco comuns aos lugares em que vivemos, ou seja, desconhecidos de nosso sistema imunológico.

4. A vacina é um método preventivo muito seguro

Não há motivos para se preocupar quanto a efetividade das vacinas, e muito menos sobre elas fazerem algum tipo de mal à saúde.  Os medicamentos presentes nas vacinas passam por rigorosos testes antes de serem colocados à disposição.

Médicos, pesquisadores e profissionais capacitados trabalham, muitas vezes, durante anos desenvolvendo métodos preventivos aplicados nas vacinas, e isso faz com que elas sejam seguras.

As reações e efeitos colaterais podem acontecer em alguns casos, porém não são tão comuns como pensamos.

5. Um ambiente seguro para os recém-nascidos

Os bebês mais novinhos podem não ter entrado ainda no ciclo de vacinas, o que é comum, pois eles seguem a programação da caderneta de vacinação. Naturalmente, eles estarão expostos a alguns vírus e cabe a família fazer sua parte.

Os adultos e as crianças mais velhas devem estar devidamente vacinadas para reduzir as chances de contrair doenças que possam infectar os recém-nascidos ainda não vacinados e com o sistema imunológico pouco eficiente devido à idade.

São inúmeras as vantagens de seguir o cronograma de vacinação. A prevenção de doenças e a manutenção de um sistema imunológico pronto e combativo passa diretamente por ter as vacinas em dia. Gostou do post? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo como este!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"