Conheça 6 exames que todo homem precisa fazer

Homens raramente vão ao médico para uma consulta de rotina, porém, esta é a única maneira de fazer um diagnóstico precoce e detectar certas doenças em seu estágio inicial. Por isso, existem alguns exames que todo homem precisa fazer.

Descobrir uma doença no início aumenta muito as chances de sucesso do tratamento e cura. Por isso, as visitas periódicas ao médico e exames de rotina são muito importantes no cuidado com a sua saúde.

Neste texto, apresentaremos os exames necessários a todo homem que quer manter a sua saúde e explicaremos a importância de cada um deles. Confira!

1. Exame de Sangue

Muito importante durante toda a vida, o exame de sangue dá certa noção de tudo o que está acontecendo em seu corpo. Verifica quantidade de glicose e ácido úrico para diagnosticar diabetes, triglicerídeos e colesterol a fim de verificar probabilidade de desenvolvimento de doença cardíaca.

Além disso, existe o PSA, um exame que avalia a quantidade desse hormônio e que, se estiver aumentado, pode indicar risco de inflamação ou câncer na próstata.

2. Exames cardiovasculares

As doenças cardíacas acometem grande parte da população. O teste ergométrico, o ecocardiograma, o ultrassom do coração e a aferição de pressão são muito importantes para diagnosticar arritmias e doenças cardíacas como a hipertensão: devem ser feitos anualmente a partir dos 40 anos.

3. Exame de urina

Importante para diagnóstico de doença nos rins, os exames de urina podem ser feitos anualmente após os 20 anos. Ele pesquisa elementos anormais e presença de sedimentos que podem indicar cálculo renal, indício de diabetes e até hemorragias.

4. Autoexame testicular

Tem o mesmo princípio do autoexame de mama. O próprio homem apalpa os testículos procurando por caroços, anomalias ou pintas grandes. Essa prática pode ser feita a partir dos 15 anos e não necessita de consulta com um médico, a não ser que sejam encontradas alterações.

5. Exame de próstata

É o exame que deixa os homens mais apreensivos. Chamado também de toque retal, consiste na verificação, pelo médico, do tamanho e consistência da glândula. Deve ser feito por homens a partir dos 40 anos e pode verificar a existência do câncer de próstata no início, o que melhora as chances de cura.

6. Colonoscopia

O câncer de intestino é um dos tipos de câncer mais agressivos que existem. Esse exame consiste em um tubo ótico que filma e analisa a parede interna do intestino, procurando por alterações na mucosa que possam indicar problemas de saúde. Deve ser feito a partir dos 50 anos, de 5 em 5 anos.

Exames periódicos são muito importantes para confirmação do nosso estado de saúde, não apenas para homens, mas para mulheres também. Descobrir uma doença no início pode abrir um leque de opções de tratamentos mais leves capazes de paralisar ou curar a doença antes dela se manifestar.

Gostou de conhecer os 6 exames que todo homem precisa fazer? Entendeu a importância de cada um deles para a sua saúde? Se você quer mais informações, siga nossas redes sociais — Facebook, Instagram e LinkedIn!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"