Passo a passo para cuidar dos dentes de crianças pequenas

Já estamos acostumados a cuidar da nossa saúde, não é mesmo? Mas, quando ganhamos um presente tão especial como um filho, tudo muda. Queremos proteger aquele ser da melhor maneira possível e, às vezes, ficamos na dúvida de como cuidar bem dele. Você sabe como cuidar dos dentes de crianças pequenas?

Esse hábito, que é tão rotineiro para nós adultos, muda completamente quando envolve as crianças e exige muito mais cuidado e atenção. Os dentes de leite são a base e moldura para os dentes permanente; é preciso tomar conta deles.

Mostraremos 6 passos para cuidar da dentição de seus filhos neste artigo. Confira:

1. Visite o odontopediatra periodicamente

É importante visitar o dentista desde o nascimento do primeiro dentinho, com uma periodicidade de 6 meses.

A consulta com o odontopediatra traz muitas informações importantes sobre como cuidar da dentição do seu filho, além de ser uma ótima oportunidade de identificar problemas precocemente.

2. Incentive a escovação

Quando os primeiros dentinhos começam a nascer, não é necessário usar escovas. A higienização pode ser feita com uma fralda, pano de algodão úmido ou com gaze. Esse cuidado é imprescindível após amamentar o bebê, pois evita o acúmulo de leite na boca.

Depois do nascimento dos molares, a escova passa a ser essencial, já que esses dentes têm anatomia mais variada, com sulcos e reentrâncias. Apenas o dedo ou um pano não são capazes de limpar com eficiência.

As escovas de dente devem ter cerdas macias e tamanho proporcional à boca da criança.

3. Escolha produtos adequados ao uso infantil

Opte por cremes dentais com flúor — cerca de 1100 ppm — e evite aquelas marcas que oferecem pastas de 500 ppm, que não têm uma boa eficiência. O efeito desejado não é alcançado com uma concentração tão baixa.

Não há restrição quanto ao tipo de fio dental, mas, para crianças pequenas, o ideal é que ele seja passado pelos pais ou um responsável. O mais importante é garantir o uso do fio. Após os 8 anos, é recomendável que a criança seja ensinada a passá-lo sozinha.

Enxaguantes bucais devem ser aqueles sem álcool, com flúor e utilizados apenas depois dos 7 anos, quando a criança já tem total capacidade de cuspir todo o produto.

4. Evite oferecer chupetas

Prefira bicos de mamadeira e chupetas menores. Não fique trocando a chupeta à medida que a criança cresce, pois, quando ela ficar pequena demais para a boca de seu filho, ele perderá o interesse. Mas, o ideal mesmo seria não utilizar a chupeta.

5. Aposte em uma alimentação balanceada

alimentação completa e equilibrada é essencial para o cuidado com os dentes. Evite alimentos ricos em açúcar ou amido, pois as bactérias causadoras da cárie usam essas substâncias para produzir ácido corrosivo.

6. Corra para um dentista se o dentinho quebrar

A quebra de algum elemento dentário, mesmo que seja de leite, pode causar problemas sérios. Se você estiver perto, tome cuidado para ver se a criança não engoliu, procure o fragmento do dente e vá direto para um profissional. Você não deve, em hipótese alguma, medicar seus filhos sem orientação médica.

Ele pode indicar o melhor tratamento e dar recomendações precisas. A falta de um dente pode entortar a arcada dentária decídua, e por consequência, prejudicar o nascimento dos dentes permanentes, que também ficarão tortos.

A arcada retorcida pode causar:

  • dores de cabeça e na mandíbula;
  • dificuldades para mastigar;
  • problemas no estômago, pela chegada de alimentos mal triturados.

7. Evite deixar que seu filho chupe o dedo

O hábito de sugar é normal e saudável nos bebês, mas chupar o dedo pode:

  • causar problemas no desenvolvimento da face;
  • prejudicar a respiração;
  • afetar a posição dos dentes.

Se seu filho já tem esse hábito, incentive-o a parar com palavras positivas.

Gostou do nosso passo a passo para cuidar dos dentes de crianças pequenas? Para mais informações como essas, siga-nos no FacebookInstagram e Linkedin!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"