Você conhece os benefícios de uma boa noite de sono?

Com a rotina rápida que temos hoje, às vezes fica difícil garantir 8 horas de sono com qualidade, não é? Mas não podemos esquecer de que, enquanto dormimos, o nosso organismo se recupera do dia e realiza funções fundamentais para a manutenção da saúde.

Quer entender como uma boa noite de sono pode ajudar você a viver melhor? Continue a leitura!

A saúde é promovida quando se dorme bem

Quando estamos acordados, o corpo funciona em ritmo acelerado para executar todas as funções de que precisamos. Durante o sono, o metabolismo diminui bastante e o organismo pode se organizar, trabalhando em um ritmo mais lento.

Nesse período, acontecem processos fundamentais para a nossa saúde, como:

  • recuperação de energia;
  • relaxamento muscular;
  • produção e liberação de hormônios;
  • síntese de proteínas;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • manutenção do nível de bem-estar;
  • e controle do mecanismo de fome e saciedade.

Assim, dormir bem nos protege de doenças e aumenta nossa saúde e a qualidade de vida.

O hormônio do crescimento é liberado durante o sono

A qualidade do sono é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Em torno de 90% do hormônio do crescimento é liberado enquanto os pequenos dormem. Crianças que dormem bem estão menos expostas às doenças e às dificuldades de desenvolvimento.

Você sabia que o hormônio do crescimento é liberado também durante a vida adulta? Mesmo em doses menores, ele continua sendo importantíssimo para nosso desenvolvimento, pois:

  • mantém nosso vigor físico;
  • dificulta o acúmulo de gordura;
  • evita o desgaste dos músculos
  • e nos protege da osteoporose.

As memórias são consolidadas à noite

Está estudando para uma prova ou precisa aprender algo novo no trabalho? Saiba que uma boa noite de sono pode ajudar a melhorar seu desempenho!

Durante o sono, acontecem conexões neuronais e o cérebro trabalha com as informações que recebemos no dia a dia — fixando as memórias e os aprendizados.

A disposição aumenta

Precisamos estar dispostos para realizar nossas atividades com qualidade. Um dos segredos para ter energia durante o dia é permitir que o corpo relaxe e se reenergize à noite.

Para quem lida com uma rotina corrida, dormir bem se torna ainda mais importante. É preciso relaxar o suficiente para preparar o corpo para o dia puxado que vem pela frente.

A produtividade é maior depois de uma boa noite de sono

Às vezes, é difícil conciliar tudo o que precisamos fazer e acabamos perdendo horas de sono para tentar dar conta de todas as atividades. Mas — na verdade — essa não é a melhor opção!

Uma noite bem-dormida o deixa mais bem preparado para as exigências da rotina. Você estará relaxado, sem sonolência, mais motivado e criativo, com mais concentração e disposição.

Dormir bem também melhora as relações interpessoais, já que aumenta a sensação de bem-estar. Você consegue ser muito mais produtivo no trabalho e em casa quando seu corpo relaxou o suficiente durante a noite.

Agora você já conhece os inúmeros benefícios de uma boa noite de sono. Esperamos que consiga dormir bem e, assim, aumentar sua qualidade de vida!

Este texto foi útil? Cadastre-se para receber nossos e-mails e ficar sempre informado sobre saúde e bem-estar!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"