Desacelere: saiba o que fazer para aliviar o estresse e viver melhor

A rotina corrida é um problema que afeta muitos brasileiros. Cada vez mais as pessoas estão acordando mais cedo e dormindo mais tarde para conseguir encaixar todas as tarefas que gostariam de realizar em um dia. Esse cotidiano acelerado acaba gerando estresse, que tem como consequência inúmeros outros problemas e doenças crônicas.

Para viver melhor, aliviar o estresse e manter a ansiedade afastada, é preciso desacelerar e relaxar! Alguns hábitos positivos podem ser acrescentados ao dia a dia para ajudar nesse processo. Nesse post vamos mostrá-los para você. Acompanhe!

5 formas de aliviar o estresse

1. Deixe o trabalho na empresa

A tecnologia combinada com o e-mail empresarial é um grande mal dos últimos tempos. É comum que as pessoas o adicionem aos seus aparelhos celulares pessoais e assim fiquem ligadas ao trabalho 24 horas por dia.

A dica aqui é dedicar-se com afinco ao trabalho no horário que é destinado a ele, mas mantê-lo afastado nos outros momentos.

2. Pratique exercícios físicos

Escolha uma atividade física que o agrade e a adicione à sua rotina. Pode ser qualquer esporte: corrida, academia, dança, natação, esportes coletivos, ou o que for. O importante é que movimentar o corpo se torne um hábito diário. 

Quando o corpo é exigido durante uma prática esportiva, libera endorfina, que é um hormônio neurológico com diversas funções benéficas ao organismo. A endorfina funciona como um analgésico natural, ou seja, controla a tensão, a dor e bloqueia o estresse. Quando liberada, ela faz com que a pessoa sinta uma sensação de bem-estar e felicidade.

3. Reserve um tempo para você

Desacelere! Você não precisa correr tanto e fazer tantas atividades que não são de sua responsabilidade. Saiba delegar tarefas e focar naquilo que realmente é relevante e importante para a sua vida.

Administrar o tempo é essencial para controlar o estresse. É indispensável que cada pessoa tenha momentos reservados para fazer o que gosta ou para simplesmente não fazer nada, caso seja isso que a faz se sentir bem.

4. Cuide da sua alimentação

A alimentação tem muito mais influência na qualidade de vida do que muitas pessoas pensam. Comidas gordurosas, com muito sódio, sal ou açúcar precisam ser riscadas do cardápio. Elas podem provocar doenças crônicas como pressão alta, diabetes, obesidade e problemas no coração. 

Procure ter uma alimentação equilibrada. Existem muitas opções de comida que possuem nutrientes que aliviam o estresse, por isso aposte em alimentos como brócolis, frutos do mar, castanha, maracujá, laranja, alface, espinafre, entre muitos outros!

5. Tenha boas noites de sono

Dormir entre seis e oito horas por dia é muito importante para o bom funcionamento do organismo, que continua trabalhando durante o sono. É nesse momento que a mente relaxa e o corpo se prepara para o dia seguinte, produzindo as células de defesa que mantém doenças afastadas e provocam um maior bem-estar.

Além de dormir as horas necessárias é preciso que o sono seja de qualidade. Para ajudar, então, procure manter o ambiente escuro e silencioso. 

Ter um estilo de vida mais tranquilo, alimentando-se de maneira saudável, praticando esportes, dedicando-se ao trabalho somente no tempo necessário e procurando ter momentos constantes de lazer ao fazer atividades que dão prazer são pontos cruciais para deixar o estresse, a ansiedade e a depressão longe. Portanto, cuide da sua saúde e adicione qualidade à sua vida!

Curtiu o post? Compartilhe em suas redes sociais e deixe que os seus amigos descubram também como podem aliviar o estresse e viver melhor!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"