Acorda cedo para malhar? Saiba qual deve ser sua alimentação pré-treino!

Nem todo mundo tem tempo para ir à academia ao longo do dia, assim, a alternativa é acordar um pouco mais cedo e malhar antes do horário das demais tarefas e obrigações rotineiras. Quem adota esse hábito precisa ficar atento ao desjejum, pois a alimentação pré-treino faz toda diferença nos resultados dos exercícios.

Se você quer se alimentar corretamente antes dos seus treinos, sejam eles leves ou mais intensos, vale a pena conferir o nosso post de hoje. Descubra como deve ser a sua alimentação antes de ir à academia!

A importância da alimentação pré-treino

Para conseguir força e energia para cumprir cada exercício, o seu corpo precisa estar bem abastecido — e o combustível para o nosso organismo é a alimentação. Assim, se você ingerir os alimentos errados ou não comer antes do treino, terá um rendimento ruim.

Pense no seu corpo como um carro. Se abastecermos o veículo com um combustível de baixa qualidade, seu motor falhará. O carro perde potência, não responde como deveria e deixa você na mão.

O seu corpo reagirá da mesma forma se você ingerir alimentos inadequados no pré-treino e não abastecê-lo com a energia necessária.

Treinar em jejum causa desânimo e indisposição, fazendo com que você queime massa magra, afinal, o corpo retira dos músculos a energia que precisa para se exercitar. Além disso, seu organismo reduzirá a taxa de glicose no sangue, causando tonturas, náuseas e tremores.

Se não podemos ficar sem comer antes de nos exercitarmos e devemos tomar cuidado com o que ingerimos, como é alimentação pré-treino ideal?

A alimentação pré-treino ideal

Para que o seu treino seja ainda mais eficaz e você alcance melhores resultados, o mais indicado é consultar um nutricionista para compor o cardápio ideal para o seu organismo. Porém, alguns pontos sobre a alimentação pré-treino são válidos para todos os praticantes de exercícios.

Antes de ir à academia, deve-se evitar alimentos ricos em proteínas, como leite e ovos. Isso porque a sua digestão é mais demorada e difícil, deixando o estômago pesado. O mesmo acontece com alimentos gordurosos, que também precisam ser evitados.

As fibras são importantes para o corpo, mas não são indicadas para a alimentação pré-treino, pois podem causar desconfortos gastrointestinais. Portanto, evite frutas como laranja com bagaço, abacaxi, mangas e cereais fibrosos.

Os alimentos que são liberados para a alimentação pré-treino são aqueles que oferecem uma boa dose de energia para o organismo. Barras de cereais, pães, biscoitos, frutas e sucos naturais são boas opções.

Mas lembre-se de que você deve dar preferência para as massas integrais, pois seus carboidratos são mais leves e fáceis de digerir. Além disso, oferecem menos calorias para o corpo, mas fortalecem a musculatura.

Sugestões de alimentos para o pré-treino

Alguns alimentos são benéficos para seu organismo no pré-treino e também para o seu desjejum, como pão de forma integral ou de grãos, mamão papaia, banana-prata, biscoito de água e sal, aveia, suco de maracujá e biscoito de maisena.

Você também pode começar sua manhã com sucos detox para fazer uma limpeza no organismo — ou pode contar com o chá-verde, que ajuda a desintoxicar e ainda favorece a queima de calorias.

Então não se esqueça de que a sua alimentação pré-treino precisa oferecer energia, mas sem pesar no estômago, portanto, nunca se exercite em jejum. Resultados positivos exigem disciplina e bons hábitos para alcançar suas metas com saúde.

E você? Como costuma se alimentar no pré-treino? Conte-nos no espaço de comentários!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"