Câncer de mama em homens: 5 sinais para ficar de olho

O câncer de mama em homens, embora bastante incomum, é um problema de saúde que merece nossa atenção. Enquanto as mulheres são ensinadas desde cedo a buscar sinais de irregularidades nos seios, os rapazes não costumam receber o mesmo tipo de orientação.

A falta de conhecimento faz com que os tumores de mama masculinos demorem a ser percebidos. Como consequência, a doença costuma ser diagnosticada já em estágio avançado. Mas o tempo é fundamental na batalha contra o câncer, uma vez que, quanto mais cedo ele for descoberto, maiores serão as chances de cura total.

Pensando nisso, separamos 5 sinais de alterações nas mamas a que todo homem deve estar atento. Continue a leitura e fique de olho!

1. Presença de nódulos

O câncer de mama é um tumor maligno que tem origem nas células do tecido mamário. Nos homens, a maior parte desse tecido está localizada logo abaixo dos mamilos. Por isso, é nessa região que os pequenos “caroços” costumam aparecer com maior frequência.

Entretanto, os nódulos podem se desenvolver em qualquer outra região da mama ou abaixo das axilas. Normalmente indolores, eles são o principal sintoma desse tipo de câncer tanto nos homens quanto nas mulheres.

2. Secreção nos mamilos

Nos homens, a eliminação de secreções pelos mamilos deve ser sempre avaliada, sobretudo se o extravasamento de líquidos ocorrer em apenas uma das mamas. A preocupação deve ser ainda maior caso a secreção seja transparente ou apresente manchas de sangue.

3. Aumento das mamas

A doença mais comum das mamas masculinas é a ginecomastia, uma condição benigna caracterizada pelo aumento do volume do tecido mamário. Entretanto, o inchaço no peito também pode ser um dos sintomas do câncer. Por isso, qualquer alteração no tamanho das mamas deve ser avaliada por um especialista.

4. Inversão do mamilo

Quando o nódulo cancerígeno fica situado abaixo da aréola masculina, pode acontecer a retração do bico do seio, deixando-o com aspecto “invertido”. Essa condição é, normalmente, acompanhada pelo endurecimento da região e pela eliminação de secreções sanguinolentas pelo mamilo.

5. Alterações na pele

As alterações cutâneas na região das mamas nunca devem ser ignoradas. Alguns sinais que merecem atenção são:

  • retração da pele, conferindo um aspecto ondulado;
  • vermelhidão — sobretudo se houver outros sinais de inflamação, como dor e calor;
  • descamação da pele, acompanhada ou não de coceira.

Muitos dos sinais aqui apresentados são comuns a outras doenças. O mastologista é o médico especializado em problemas das mamas, e ele deve ser consultado sempre que o paciente, seja mulher ou homem, identificar alguma alteração em uma ou em ambas as mamas.

Sabemos que receber o diagnóstico de câncer não é fácil, mas é preciso lembrar que quanto mais cedo o tumor for descoberto, melhor será o prognóstico. Não se esqueça que cuidar da saúde é fundamental para levar uma vida completa e feliz!

Gostou de saber mais sobre o câncer de mama em homens? Então, para ficar por dentro de outras dicas que vão ajudar você a ter mais qualidade de vida, siga-nos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"