Lanches para crianças: 5 opções gostosas e saudáveis.

Você deve se preocupar com a nutrição dos seus filhos, principalmente nos dias atuais em que os produtos industrializados estão tomando conta dos pequeninos. Sabe-se que a preferência das crianças está ligada aos hábitos familiares, então comece o quanto antes a incentivar o consumo de comidas saudáveis em sua casa.

A seguir, explicaremos o que deve ser evitado nos lanches para crianças, quais as melhores opções para mandar para a escola e ainda ensinaremos a montar uma lancheira completa, muito saborosa e atrativa.

O que deve ser evitado no lanche?

Produtos industrializados — como achocolatados, sucos em caixinhas, salgadinhos, bolachas recheadas —, opções que as crianças costumam comer na hora do lanche, devem ser evitados. 

Além de conterem muitos corantes e conservantes, também possuem açúcar em excesso, o que não é bom para os pequenos.

A lancheira faz diferença?

Existem diversos tipos de lancheiras, algumas de plástico, outras de tecido. Mas, o importante é que a comida fique bem fechada em seu interior e que tipos diferentes de alimentos sejam guardados separados. Embrulhe os lanches em papel-alumínio ou filme e guarde as frutas em potinhos.

Prefira as lancheiras térmicas, que conservam melhor os alimentos perecíveis. O ideal é guardá-las dentro da geladeira na noite anterior para que a bolsa consiga segurar a temperatura baixa por mais tempo. Lembre-se de higienizá-la bem para evitar odores desagradáveis e o acúmulo de restos alimentares.

Que opções colocar nos lanches para crianças?

É muito importante garantir uma alimentação equilibrada, por isso, coloque um alimento de cada grupo alimentar. Assim, você deve separar sempre um tipo de carboidrato, uma fruta ou legume, uma fonte de proteína e uma bebida para garantir a hidratação. Dessa maneira, o lanche das crianças ficará completo e proporcionará todos os nutrientes que seus filhos precisam.

1. Selecione frutas da estação

As frutas da época crescem bem sem a necessidade do uso de agrotóxicos e são mais baratas. Prefira aquelas que podem ser consumidas com casca ou que são fáceis de descascar, como a banana. Quando cortadas com antecedência esses alimentos podem oxidar e perder nutrientes.

2. Varie ao mandar legumes

A cenoura, o pepino e o tomate-cereja são ótimas opções para intercalar com as frutas. Também são cheios de vitaminas e minerais e eles podem ser consumidos sem tempero. A cenoura baby vem em ótimo tamanho para as crianças, mas é um pouco mais cara. Contudo, você pode cortar os legumes em palitinhos ou em formatos engraçados a fim de atrair a atenção das crianças.

3. Prefira água ou suco natural

O suco deve ser feito na hora, mas se você não tiver tempo, pode congelar em potes pequenos ou na fôrma de gelo. Quando montar a lancheira, coloque alguns cubos dentro da garrafa da criança, na hora do lanche já estará derretido. Para variar as opções, escolha água mineral, água de coco ou leite fermentado.

4. Opte pelos integrais

Pães integrais são bem mais saudáveis do que bisnaguinhas e bolachas. Algumas marcas oferecem biscoitos integrais e multigrãos com menor quantidade de sódio e açúcar, mas os melhores são aqueles feitos em casa.

É importante lembrar que não é necessário mandar o pacote todo, separar alguns cookies ou biscoitos em um saquinho ou recipiente já é o suficiente. Se for fazer sanduíches, pode cortá-los em formatos divertidos.

5. Alterne as opções de proteína

Iogurte, queijos em rolinhos, leite, requeijão, peito de peru ou de frango defumados são ótimas opções de proteína para os lanches das crianças. Varie nas opções, faça patês caseiros, mande ricota temperada, use sua imaginação.

As crianças são atraídas pela beleza e diversidade de cores, sabores e textura. Por isso, brinque com as opções e peça para que seus filhos participem da montagem da lancheira para que conheça melhor seus gostos.

Viu como não é difícil preparar lanches para crianças que sejam saborosos e saudáveis ao mesmo tempo? É muito importante lutarmos pela saúde dos nossos filhos

Gostou do post de hoje? Então passe essas informações para frente: compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"