Antes dos 30: 6 cuidados importantes que previnem o câncer de mama

O aparecimento do câncer de mama está relacionado a uma diversidade de fatores pessoais e externos, tanto para homens como para mulheres. No entanto, no universo feminino a incidência é maior.

Nesse caso, a idade da mulher é um item de risco crescente, isto é, quanto maior a idade, maiores as chances. No entanto, mesmo mulheres com menos de 30 anos podem ser acometidas.

Assim, é recomendável a adoção de medidas preventivas e de atenção. São medidas simples, mas capazes de reduzir a possibilidade da ocorrência e a descoberta precoce, quando for o caso.

Leve a sério o Outubro Rosa, a campanha mundial para a prevenção desse mal. Para que você esteja bem mais segura, veja estas dicas e cuidados que ajudam a prevenir o câncer de mama antes dos 30.

1. Faça o autoexame frequentemente

O autocuidado, na verdade, deve ser adotado pelas meninas desde cedo, logo quando se inicia o desenvolvimento das mamas. Conhecer o próprio corpo é sempre saudável.

Assim, antes dos 30 anos, você deve realizar o autoexame pelo menos uma vez por mês. Escolha um dia do mês para isso, e faça sempre no mesmo dia. Torne essa tarefa importante para você e será mais fácil lembrar-se cada vez que chegar o momento.

2. Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é a base da boa saúde e um grande auxílio preventivo. Em especial, inclua na sua dieta os seguintes alimentos:

  • peixes: pelo menos 2 porções por semana;
  • brócolis, couve ou repolho: pelo menos 1 porção diária;
  • frutas: pelo menos uma fruta, diariamente;
  • grão-de-bico, lentilha ou feijão branco: pelo menos 2 porções por semana.

Ao mesmo tempo, reduza a quantidade de gordura que você ingere diariamente. Além disso, considere reduzir também o consumo de carne vermelha.

3. Adote uma atividade física

A adoção de uma atividade física de forma rotineira, incorporada ao dia a dia, pode lhe proporcionar inúmeras vantagens. Entre elas, destaca-se a redução das chances de ocorrência do câncer de mama.

Para esse fim, uma atividade física praticada diariamente, por cerca de 1 hora, já demonstrou reduzir a probabilidade do desenvolvimento de nódulos malignos nas mamas. Portanto, você deve adotar essa prática de modo que faça parte de sua rotina, todos os dias.

4. Evite o álcool e o fumo

O tabagismo aumenta a incidência da doença entre as mulheres. Esse efeito negativo é ainda maior quando associado ao álcool, mesmo que este seja consumido em pequenas doses.

Desse modo, tanto um quanto outro precisam ser evitados. Mas, muito especialmente, se você faz uso dos dois.

5. Evite o sobrepeso

O sobrepeso, para a mulher, aumenta sua quantidade de estrogênio. Esse hormônio é um dos responsáveis pelo aparecimento do câncer de mama.

Assim, dê adeus ao sedentarismo e fique de olho no seu peso. Será bem mais fácil cuidar da saúde seguindo as dicas antes referidas: adotar uma alimentação saudável e uma atividade física regular.

6. Amamente enquanto puder

O ato de amamentar é uma proteção para você e para seu bebê. Mulheres que amamentam por mais tempo apresentam menores chances de surgimento da doença.

Desse modo, considere amamentar o seu filho por, pelo menos, um ano ou mais. É uma grande iniciativa para prevenir o câncer de mama. Sua saúde e seu filho agradecem.

Gostou deste post? Continue conosco no Facebook, Instagram e Linkedin, e saiba tudo o que você precisa para uma vida saudável.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"