Como estimular hábitos saudáveis em idosos?

Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que a população brasileira está envelhecendo com mais rapidez do que a média mundial. Estima-se que, nas próximas décadas, o percentual de pessoas com mais de 60 anos no nosso país triplicará.

Ainda de acordo com a OMS, a expectativa de vida do brasileiro crescerá, mas isso não significa, necessariamente, que essas pessoas terão boa saúde. Por isso, é preciso estimular hábitos saudáveis em idosos.

Continue a leitura e conheça alguns hábitos simples que podem garantir uma melhor qualidade de vida por mais tempo:

Estimule a alimentação saudável

Já foi comprovado que as pessoas mais velhas podem sofrer com a perda do paladar, o que acaba prejudicando o apetite e até mesmo a qualidade de vida.

A falta de apetite e o jejum favorecem as deficiências nutritivas e podem desencadear doenças graves, como a anemia. Por isso, é preciso estimular uma alimentação saudável, composta por alimentos naturais e nutritivos, como frutas, legumes, verduras e proteínas magras.

Para isso, uma boa dica é realizar as refeições na mesa, com toda a família reunida. Esse hábito, além de estimular uma melhor alimentação, promove a socialização e integra o idoso.

Estimule a prática de atividades físicas

O sedentarismo é considerado um dos principais fatores de risco para diversas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e até mesmo câncer. Por isso, a prática de exercícios físicos é uma excelente maneira de adotar uma vida mais saudável.

Além disso, a prática de atividades físicas fortalece a musculatura, melhora a postura, aumenta o apetite, melhora a qualidade do sono e promove o bem-estar. Para estimular esse hábito, procure uma atividade que agrade e atenda às necessidades do idoso. Você também poderá acompanhá-lo em algumas atividades, como uma caminhada no parque.

Estimule a prática de atividades intelectuais

Além de estimular as atividades físicas, também é necessário estimular atividades intelectuais com o objetivo de fortalecer a memória e as funções cognitivas do idoso. Hábitos simples, como fazer caça-palavras, jogar cartas, ler livros e revistas e até mesmo frequentar cursos, podem fazer toda a diferença.

Saiba lidar com a teimosia

Muitos idosos podem resistir às mudanças de hábitos e aos cuidados de seus familiares. De fato, é difícil compreender que o seu cotidiano exige cuidados, principalmente quando eles vêm de pessoas mais novas.

É muito importante saber lidar com a teimosia e com a objeção dos idosos. Nesse ponto, a dica é demonstrar carinho e zelo em todas as situações, sem impor, forçar ou constranger o idoso com ordens severas.

Use argumentos claros e explique, com carinho, a importância de adotar hábitos mais saudáveis. Convide o idoso para tomar as decisões em conjunto, mantenha o diálogo aberto e dê opções de escolha. Estimule os hábitos saudáveis e adote cuidados, mas sem deixar de respeitar a individualidade do idoso.

Agora que você já sabe como estimular hábitos saudáveis em idosos, aproveite para compartilhar essas informações com as pessoas que você ama.

Você conhece mais alguma dica para prevenir doenças e conquistar mais qualidade de vida na terceira idade? Deixe a sua resposta na área de comentários!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"