Dia Mundial do Câncer: prevenção

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da Union for International Cancer Control (UICC), a maior e mais antiga organização internacional do câncer, dedicada a liderar iniciativas de defesa para reduzir a carga global da doença, garantir maior equidade e integrar o controle do câncer à agenda mundial de saúde e desenvolvimento.

De acordo com um estudo publicado pela revista médica The Lancet, o Câncer ocupa o segundo lugar de doenças que mais causam mortes no Brasil, atrás apenas das cardiovasculares. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta também que entre 2020 e 2022 ocorrerão cerca de 625 mil casos anualmente. 

Mas então, o que fazer para contribuir com o controle da doença? Além de políticas públicas e campanhas focadas na saúde, existem algumas recomendações que, se seguidas, podem contribuir para a prevenção dos mais variados tipos de câncer. Abaixo, listamos algumas:

 

 

  • Saúde: mantenha seu peso dentro de uma faixa saudável e evite o ganho de peso na vida adulta;

 

 

  • Seja fisicamente ativo: seja fisicamente ativo como parte da vida cotidiana – ande mais e sente menos;

 

 

  • Alimente-se corretamente: faça grãos integrais, vegetais, frutas e leguminosas como feijão e lentilha, uma parte importante de sua dieta diária normal. Além disso, evite a ingestão de comidas processadas e fast food;

 

 

  • Diminua o consumo de álcool, refrigerante e bebidas artificialmente adoçadas.

 

Existem alguns tipos de câncer que, se diagnosticados precocemente, têm chances de cura de até 99%, por isso, é muito importante fazer exames médicos periodicamente. 

Não deixe a sua saúde de lado! Através da VidaClass você pode agendar consultas e exames de forma fácil, rápida e sem taxa de adesão. Acesse o nosso site para mais informações: www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"