Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme

Hoje é o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme. Embora essa condição não seja muito divulgada, ela é uma das doenças hereditárias mais comuns no mundo e que, no Brasil, acomete entre 25 mil e 50 mil pessoas. Em síntese, ela se manifesta nos primeiros meses de vida e sua principal característica está na alteração dos glóbulos vermelhos do sangue.

No organismo, as células da pessoa tomam uma forma de “foice” e passam a não circular da maneira adequada pelos vasos sanguíneos. Essa condição dificulta a entrada de oxigênio nos tecidos, levando o paciente a desenvolver quadros de anemia e dores frequentes a partir da má circulação do sangue.

Uma das formas mais eficientes de diagnosticar a doença ainda é o Teste do Pezinho, que é realizado na maternidade antes de o bebê ter alta. Realizado gratuitamente, o exame é muito eficiente na detecção de hemoglobionopatias.   

Se descoberto, o paciente deve ser acompanhado por uma equipe preparada ao longo de toda a vida a fim de diminuir os impactos da doença e proporcionar melhor qualidade de vida. Caso você tenha dúvidas sobre a Doença Falciforme e suas formas de tratamento, marque uma consulta com médico hematologista.  Acesse o nosso site e marque a sua consulta ou exame hoje mesmo: www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"