Dores na coluna: 6 motivos para jamais ignorá-las

Dor na coluna é um episódio que afeta a maioria da população entre jovens e idosos. No entanto, quando a pessoa sente algum incômodo nessa região, ela tende a ignorar os sintomas e ingerir medicamentos para diminuir a dor, esperando obter o alívio imediato sem saber que essa ação pode esconder problemas mais sérios.

O fato de sentir dor é um meio que o corpo tem de nos alertar que algo está errado. Por isso, no artigo de hoje vamos listar algumas complicações que podem gerar dores na coluna. Acompanhe!

1. Hérnia de disco

Considerada, muitas vezes, um problema crônico da coluna vertebral, a hérnia de disco ocorre quando há uma alteração no núcleo do disco intervertebral, que acaba se projetando para o canal modular e comprimindo os nervos, como a raiz espinhal.

Essa compressão causa dor intensa na coluna que pode irradiar para a região posterior das pernas e pés.

2. Protrusão de disco

É uma dor aguda que se dá quando o anel fibroso, que abrange os discos intervertebrais, se estende, mas não se rompe. Assim, o disco com protrusão se torna saliente e pressiona a medula espinhal, ou raiz nervosa, causando compressão e dor na região.

3. Dor no nervo ciático

As dores na coluna também podem estar relacionadas com uma inflamação do nervo ciático. O nervo está localizado desde a lombar até os pés e, por isso, é considerado o maior do corpo humano.

A dor ciática pode ser ocasionada pela pressão da coluna vertebral sobre o nervo ou por um dano originado no percurso que ele faz. Quando há um rompimento do anel que envolve o disco, o núcleo extravasa para o interior do canal espinhal e comprime o nervo, causando dor e dormência para a região posterior da perna.

4. Distensão ou estiramento muscular

Geralmente originada por má postura, esforço excessivo e movimentos repetitivos, a distensão pode produzir tensão muscular e dor muito intensa na região afetada, limitando o movimento do indivíduo.

5. Escoliose

Caracterizada por uma deformidade na coluna vertebral, a escoliose pode ter três tipos de causas:

Congênita

Ocorre durante o desenvolvimento do feto ou recém-nascido, ocasionando problemas na formação ou fusão dos ossos.

Neuromuscular

A origem pode envolver problemas neurológicos, como paralisia e fraqueza muscular.

Idiopática

Tem causa desconhecida até o momento.

Em adultos e idosos, a escoliose pode causar dor crônica e provocar doença degenerativa da coluna, como osteoporose.

6. Artrose

Também conhecida como osteoartrite, a artrose é uma doença causada pelo desgaste da cartilagem, que afeta as articulações da coluna e acaba produzindo atrito entre as vértebras, provocando dor, principalmente, quando a pessoa se movimenta.

Esse desgaste pode ser ocasionado por alterações genéticas, postura inadequada e o avançar da idade.

Além desses, existem outros problemas que podem se desenvolver nas imediações da coluna, como cálculo renal. 

É importante não ignorar as dores na coluna e procurar  auxílio médico ao sentir algum desconforto ou incômodo nessa região, pois esses sinais podem ser um dos sintomas de uma doença mais grave.

As atividades físicas são uma excelente alternativa para diminuir as dores no corpo, fortalecendo-o, e uma das opções é o pilates. Mas você sabe por que fazer pilates pode trazer benefícios?

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"