Equilíbrio: entenda a importância e saiba como cuidar do corpo e da mente

Um dos grandes segredos para ter uma vida mais saudável, feliz e em harmonia é cuidar do corpo e da mente, mantendo um constante equilíbrio entre o bem-estar físico e mental para atingir maior qualidade de vida.

No entanto, para alcançar esse equilíbrio, é preciso dedicação e prática constante. Afinal, se trata de uma mudança de comportamento que vamos adquirindo aos poucos, conforme tomamos consciência do nosso estado e buscamos a transformação.

Mas não precisa se preocupar, também não é algo difícil de se alcançar. Muito pelo contrário! Basta seguir as dicas que vamos deixar aqui para que você comece a notar uma grande mudança positiva em sua vida. Acompanhe:

6 dicas para cuidar do corpo e da mente

1. Cuide da sua alimentação

Essa é a primeira e a mais importante de todas as dicas. Nosso corpo é a máquina e a alimentação é o combustível que nos mantém em pleno funcionamento e por isso, ela tão importante!

Com isso em mente:

  • tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes;
  • troque alimentos calóricos e gordurosos por alimentos naturais e saudáveis;
  • evite produtos industrializados;
  • coma menos e melhor; e
  • de preferência, alimente-se de três em três horas.

2. Beba muita água

Beba no mínimo dois litros de água por dia. Você com certeza já deve ter lido isso por aí, mas não levou muito a sério, mas se você quer ter uma vida mais saudável, essa é uma dica primordial. Isso porque a água é responsável por hidratar, nutrir e limpar o nosso organismo das toxinas e impurezas que ingerimos.

Só para você ter noção, 75% do nosso corpo é constituído por água, ou seja, ela é essencial à vida! Você pode até beber sucos, chás e outros líquidos, mas nada substitui o poder da água.

3. Mexa-se! Pratique exercícios

A prática de exercícios é tão importante para a saúde do nosso corpo, quanto da mente. Embora muitas pessoas procurem praticar atividades físicas para emagrecer, melhorar a saúde do coração e ganhar músculos, os benefícios vão muito além desses.

De fato, praticar atividades físicas contribui para:

  • melhorar nossas funções cognitivas;
  • reduzir o estresse;
  • elevar a autoestima;
  • aliviar a ansiedade;
  • aumentar a capacidade cerebral e produtividade;
  • melhorar a memória; e
  • produzir substâncias químicas que nos tornam mais felizes.

4. Durma mais e melhor!

Você não imagina o quanto algumas boas horas de sono bem dormidas podem ajudar você a ter uma vida melhor e mais saudável.

Dormir, além de ser uma delícia e melhorar o nosso o rendimento nas atividades do dia a dia, diminui a irritabilidade e o estresse, ajuda a emagrecer, melhora a pele, previne o envelhecimento precoce e previne até o câncer. Por isso, não deixe que nada atrapalhe o seu sono sagrado, dormindo de seis a oito horas por dia no mínimo.

5. Faça uma limpeza emocional

Todos os dias, faça uma higiene mental e elimine todos os pensamentos e sentimentos ruins. Dedique-se a cuidar do seu interior e manter seu coração e a sua mente sempre leves e limpos. Caso você tenha uma religião, ela pode auxiliar nessa limpeza.

Do contrário, procure meditar e relaxar, fazendo uma imersão para retirar tudo aquilo que te pesa, evocando apenas sentimentos e pensamentos positivos na sua vida.

6. Procure o que te faz feliz

Sempre que possível, faça coisas que te deem prazer: vá ao cinema, saia com os amigos, faça uma viagem, leia um livro, ouça músicas, vá ao show da sua banda preferida, passeie com a família etc.

Adicionalmente, promova momentos felizes com as pessoas que você ama, estreite seus laços, aumente os seus nichos de amizades, curta a sua companhia, enfim, procure o que te faz feliz e faça!

Gostou das dicas? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam cuidar do corpo e da mente para terem mais equilíbrio e felicidade na vida.

 

0 Comentários

  1. Maninsays:

    Min ajudou muinto obg

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"