Guia prático: saiba como conciliar trabalho, família e saúde

Equilibrar o tempo e garantir qualidade de vida, conseguindo conciliar trabalho, família e saúde, harmoniosamente, parece ser um dos grandes desafios da vida moderna. São tantos tópicos para colocar na agenda — como estudar, trabalhar, fazer atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, ter tempo para o lazer com a família — que é chamado de “herói” quem consegue dar conta de tudo, mantendo, ainda, bem-estar e saúde!  

Se você se encaixa perfeitamente nessa rotina, veio ler o artigo certo! E o melhor: vai descobrir, com as nossas dicas, que não precisa ter superpoderes para conseguir (finalmente!) equilibrar vida pessoal e profissional de forma eficaz e duradoura. Continue a leitura e descubra um guia com dicas práticas para atingir esse sonhado objetivo!

Organize o tempo listando as prioridades

Respire fundo e pense no panorama da sua vida. Agora, reflita sobre o que é essencial para manter a família feliz, a carreira em alta e a saúde em dia e liste as prioridades, fazendo um planejamento de vida — incluindo planilha de gastos — e atividades necessárias para cumpri-las. Apenas fazendo isso, você já perceberá quanta coisa entra na sua rotina e tira seu foco do que é realmente importante.

Como o dia só tem 24 horas, pense em usá-las da melhor forma possível. Veja atividades em que você deve estar presente para acontecer e não hesite em delegar o que pode ser dividido com colegas de trabalho e a família, por exemplo. Pode ser uma ida ao banco, participar de uma reunião do setor ou organizar a limpeza da casa, não importa: peça ajuda e estabeleça sempre uma agenda semanal, criando um ritmo e permanecendo nele.

E lembre-se de que a saúde precisa ser um dos focos da sua rotina, sempre, se deseja levar uma vida com qualidade e bem-estar. Além disso, doente, você não será capaz de realizar grandes objetivos, sejam pessoais ou profissionais. Por isso, verifique se na sua nova agenda de prioridades há espaço para o lazer, como atividades ao ar livre, e horários para manter uma alimentação adequada.

Estabeleça os limites entre o trabalho e o lazer

Se você continua com o pensamento de que ser workaholic é uma das qualidades que as empresas ainda valorizam, mude agora o seu modo de pensar! As melhores empresas estão cada vez mais flexíveis, pois já perceberam que funcionários felizes e que saibam dividir seu tempo de forma inteligente são também mais criativos, determinados e dispostos no trabalho.

Por isso, mantenha sua meta de bem-estar e saúde e, se for preciso, negocie uma nova rotina de trabalho (incluindo horários home office, por exemplo) que valorize mais os momentos de lazer. O mais importante é mostrar que você dá conta do trabalho e que, com a mudança, ganhará ainda mais força e ânimo para melhorar a produtividade.

Foque no presente para conciliar trabalho, família e saúde  

Para que o seu planejamento de vida dê certo, mais importante do que o tempo disponível é como você o aproveita. Isso significa que quando você for realizar uma atividade, esteja realmente lá! Se for fazer um passeio com a família, não fique checando e-mails do trabalho, ou se estiver em uma reunião importante da empresa, não fique resolvendo problemas domésticos ou pensando neles.

Em outros termos: canalize sua energia sempre para o momento presente, e você verá como os resultados serão bem satisfatórios na sua vida pessoal e profissional, e o melhor, sua saúde vai agradecer, pois diminuirão o estresse, a ansiedade e as preocupações desnecessárias.

Acima de tudo, tenha em mente que o desafio de conciliar trabalho, família e saúde não é uma tarefa fácil e não há receita pronta também. Cada pessoa precisa encontrar o ponto de equilíbrio e as estratégias que melhor se encaixem na sua vida. O mais importante é saber que viver feliz e saudável, em comunhão com o trabalho e a família, é algo possível e realizável!

Gostou deste artigo? Confira o nosso post sobre alimentação saudável para crianças!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"