Medicar os filhos sem orientação médica: saiba por que NÃO fazer isso

Você é um daqueles pais que quando seu filho espirra já se desespera para tentar ajudá-lo? Tudo bem se preocupar com sua família, mas é preciso ter cautela. Ao procurar a solução dos problemas na “farmácia” de casa e medicar os filhos sem orientação médica, você pode colocá-los em perigo.

Procurar na internet ou pegar remédios com amigos e parentes, em vez de tratar a doença, pode mascarar os sintomas e tornar mais difícil o diagnóstico. Muitas vezes, é possível até piorar a condição da criança. Entenda agora por que não administrar remédios sem prescrição do pediatra.

1. Repouso geralmente é o melhor remédio

Para bebês, o aconselhável é levá-los ao médico sempre que apresentarem quaisquer alterações em suas condições normais, afinal, eles não sabem se comunicar e dizer onde dói.

Porém, quando se trata de crianças maiores com doenças e infecções ligeiras, essas condições devem desaparecer de forma espontânea com o tempo. Não será preciso o uso de medicações: apenas repouso, hidratação e atenção dos pais deverão ser suficientes.

É importante ficar atento aos sinais de que algo está errado. Se a criança estiver com quadro de febre alta ou persistente, vômito e falta de apetite, uma visita ao médico será necessária.

2. Remédios naturais continuam sendo remédios

Medicamentos fitoterápicos, apesar de serem extraídos de plantas, continuam sendo drogas que causam alteração em nosso organismo. Conforme seu princípio ativo e concentração, podem causar alergias e intoxicação em crianças.

Lembre-se sempre: não é só porque é natural que não fará mal ao seu filho.

3. Alguns podem impedir a coagulação sanguínea

Remédios com ácido acetilsalicílico inibem a produção de substâncias responsáveis pelas dores e inflamações. Além de mascarar a doença, elas agem nos vasos sanguíneos, causando sua dilatação e impedindo a coagulação do sangue.

Isso significa que se a criança estiver machucada ou com lesões internas, a ferida não conseguirá fechar e ela poderá perder grandes volumes de sangue.

4. O quadro da criança pode evoluir para algo mais grave

Ao tratar uma tosse sem consulta médica prévia, pode-se dar um xarope para a criança, e isso mascarará o sintoma. Porém, se essa tosse for provocada por alergia ou pneumonia, o quadro pode se agravar.

Aí você pensa: “posso dar mel, é natural”, mas está errado. O mel é um poderoso laxante, e se seu filho está com uma infecção viral, por exemplo, o mel pode desencadear diarreia, levando-o à desidratação.

5. Aumentam a resistência bacteriana

O uso indiscriminado de antibióticos traz muitos males às crianças. A ingestão desse tipo de medicamento de maneira errada pode diminuir a capacidade de proteção do sistema imunológico dos pequenos, tornando-as mais vulneráveis a infecções.

O maior dos males é a capacidade de aumentar gradualmente a resistência das bactérias: quando isso ocorre, o antibiótico mata os microrganismos mais fracos, mas os mais fortes continuam vivos.

Aos poucos, as bactérias têm a capacidade de se modificar e de se tornar imune àquela substância presente no remédio. Assim, a infecção continuará e os microrganismos que a estão causando serão mais resistentes.

É imprescindível ir a consultas antes de dar qualquer remédio aos seus filhos. Saúde deve ser prioridade, e apenas os médicos com experiência podem distinguir uma gripe de uma infecção bacteriana ou de uma pneumonia, por exemplo. Então, cuidado!

Medicar os filhos sem orientação médica é muito perigoso. Alerte seus amigos e outros pais sobre esse imenso risco: compartilhe este post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"