Você sabia que o câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos? Além disso, esse tumor é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer no sexo masculino.
No entanto, segundo o Ministério da Saúde, se diagnosticado em seu estado inicial, apenas um em cada 35 homens virá a óbito.
Os sintomas do câncer de próstata geralmente não aparecem até que a próstata seja grande o suficiente para afetar o tubo que transporta a urina da bexiga para fora do pênis (uretra). Quando isso acontece, é possível notar sintomas como desconforto na região pélvica e desconforto ao urinar.
Há alguns exames disponíveis no mercado para ajudar no diagnóstico, os mais comuns são:
- Exame de Sangue PSA: indicado para homens a partir de 50 anos ou dos 40 anos, caso tenha histórico familiar;
- Toque Retal: indicado para homens a partir de 50 anos ou dos 40 anos, caso tenha histórico familiar;
- Biópsia da Próstata: indicada apenas indicada quando há a suspeita de câncer de próstata, após a realização dos exames citados acima, homens que apresentaram alterações suspeitas na dosagem PSA e no exame de toque retal.
Em geral, o médico mais indicado para realizar o exame de próstata (toque retal) e avaliar a presença de um tumor maligno na região é o urologista. Porém, o médico proctologista (que examina problemas do reto e ânus) também pode realizar o exame de toque na próstata.Deixe o preconceito de lado! A prevenção é sua melhor amiga no combate ao câncer de próstata. Acesse nosso site e agende consultas e exames hoje mesmo: www.vidaclass.com.br/novembroazul