Novembro Azul: sua importância no combate ao câncer de próstata

Os homens não costumam se preocupar muito com sua saúde. Não é uma frase apenas para começar este artigo. Apesar de diversas pesquisas demonstrarem que viver de forma saudável, além da genética, é resultado de bons hábitos de vida e da prevenção da saúde, a população masculina é arredia. Para mudar esse comportamento foi instituído o Novembro Azul.

Continue a leitura deste post e saiba como ele surgiu, o que representa e qual a sua importância no combate ao câncer de próstata. O texto traz, ainda, informações sobre esse tipo de câncer e sobre o costume de não raspar a barba e o bigode nesse período. Vamos lá?

Como surgiu o Novembro Azul?

Em 2008, ao lançar a jornada “Um toque, um drible”, o Instituto Lado a Lado Pela Vida tornava-se o pioneiro no país, ao abordar questões associadas ao câncer de próstata. A campanha objetivava mudar os padrões dos homens procurarem um médico.

A partir da experiência do Movember, um movimento internacional que trabalha para a conscientização e levantamento de fundos contra a doença, o Instituto começou a promover um mês inteiro de mobilizações voltadas para a saúde integral masculina. Nascia, assim, o “Novembro Azul”.

O Novembro Azul é referência em orientação para os cuidados com a saúde e a prevenção, e a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.

Qual a razão de não raspar a barba e bigode?

No ano de 1999, em um pub australiano, uma turma de amigos resolveu deixar o bigode crescer, durante um mês, para apoiar as ações de conscientização da saúde masculina e de arrecadação de recursos para serem doados às organizações caritativas. Escolheram novembro, uma vez que o dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A atitude do grupo foi tão bem-sucedida que levou à criação, em 2004, do Movember Foundation Charity. Hoje ele realiza ações em vários países. Movember é resultado da junção das palavras (Mo) ustache e Nov (ember). Formou-se, então, Moustache, que em português significa bigode.

O que é preciso saber sobre o câncer de próstata?

A faixa etária mais afetada

O câncer de próstata acomete principalmente homens acima de 50 anos. É recomendável, portanto, que homens nessa faixa etária realizem os exames anualmente. Além disso, aqueles que têm histórico da doença na família estão mais predispostos a ela e é necessário que comecem seus exames anuais a partir dos 45 anos.

Os sintomas

Os sintomas mais comuns do tumor são:

  • dificuldade de urinar;
  • frequência urinária alterada;
  • perda da força do jato urinário.

Os fatores de risco

São estes os principais fatores de risco:  

  • idade;
  • histórico familiar;
  • sedentarismo;
  • obesidade;
  • raça (maior incidência entre os negros);
  • alimentação inadequada.

Quais as formas de prevenção?

Estilo de vida, herança genética e idade acima de 50 anos são fatores relacionados ao surgimento da doença. Mas, há possíveis formas de reverter esse quadro. Confira!

Faça o exame anual

Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com idade acima de 45 se submetam ao exame de próstata todos os anos: o toque retal e o exame de sangue, necessário para avaliação do PSA.

O PSA é uma proteína específica produzida pela próstata, cujos valores, se alterados, podem ser indicativos da doença. Porém, o toque retal é indispensável e não pode ser substituído pelo PSA, pois os exames são complementares.

Adote hábitos preventivos

Confira alguns hábitos que ajudam você a se prevenir contra a doença:

  • alimentação saudável, com muitas frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Não consuma gorduras, especialmente a de origem animal.
  • faça atividade física regularmente;
  • mantenha o peso controlado para evitar a obesidade;
  • reduza ou elimine o consumo de álcool;
  • não fume.

Preparado para apoiar o Novembro Azul e cuidar da sua saúde? Lembre-se de que por mais que existam campanhas de conscientização, a decisão final é sua. É você quem escolhe se quer uma melhor qualidade de vida ou não. Marque uma consulta, faça um check up. Procure quem possa atendê-lo de acordo com as suas expectativas. Como diz aquele bordão, “saúde é o que interessa”.

Para receber diretamente no seu e-mail informações sobre este e outros assuntos relacionados a sua saúde, é só assinar a nossa newsletter. 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"