Outubro Rosa: conheça tipos de câncer de mama

O câncer de mama é o resultado da multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial para invadir outros órgãos. Alguns tipos de tumores se desenvolvem rapidamente. Outros, lentamente. Mas, na maioria dos casos, há uma boa resposta ao tratamento, especialmente quando a doença é diagnosticada precocemente. Vale lembrar que o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para que o tratamento seja eficaz. Quando identificado precocemente pode ser tratado logo, evitando que o tumor se espalhe.

O câncer de mama é o tipo mais comum, depois de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), respondendo por cerca de 28% dos novos casos a cada ano. No Brasil, em 2017, ocorreram 16.724 mortes causadas pela doença. O INCA estima que, em 2019, apareçam 59,7 mil novos casos. O câncer de mama também afeta homens, mas é raro, representando apenas 1% do total de casos.

Conheça a seguir os principais tipos de câncer de mama e suas características:

Carcinoma ductal in situ (ou não invasivo)

É uma versão não invasiva da doença e tem uma taxa de cura bastante alta, em torno de 98%, pois as células cancerígenas não invadiram a membrana basal subepitelial e a chance de metástases é praticamente nula.

Carcinoma ductal invasivo

Cerca de 70% dos casos de câncer de mama são do tipo carcinoma invasivo, fazendo dele o mais comum dentre os demais. Ele começa em um ducto de leite, invade a sua parede e chega ao tecido adiposo da mama. Por meio da metástase, pode se espalhar para outras partes do corpo pelo sistema linfático e circulação sanguínea.

Carcinoma lobular in situ (ou não invasivo)

Trata-se de uma variação in situ, ou seja, não invasiva, em que não há invasão do tecido mamário adjacente.

Carcinoma lobular invasivo

Ele se origina nas glândulas mamárias produtoras de leite, também chamadas de lóbulos. Aproximadamente 10% dos casos diagnosticados atualmente são desse subtipo.

Doença de Paget

Sua principal característica é o desenvolvimento do tumor com origem no tecido conjuntivo das mamas na região das aréolas e mamilos.

Câncer de mama inflamatório

É considerado um tipo raro de câncer de mama, correspondendo a cerca de 1% dos casos e se caracteriza pelo bloqueio dos nódulos linfáticos, impedindo a drenagem apropriada das mamas.


Lembre-se: faça sempre o autoexame e mantenha a saúde em dia através de consultas e exames. Acesse o nosso site e saiba mais.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"