Outubro Rosa: entenda a importância dessa campanha

Outubro chegou e com ele a já conhecida campanha do Outubro Rosa. Mas qual é a sua verdadeira importância? 

Esse mês é mundialmente conhecido como o mês em que ocorrem as ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é comemorado anualmente desde os anos 90. A campanha é usada para compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. A ideia é promover a conscientização sobre as doenças, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.

Apesar das campanhas e da grande divulgação sobre o assunto a cada ano, ainda existem muitas dúvidas e apreensões em relação ao câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. 

Com base nesses dados, o objetivo do Outubro Rosa 2021 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. 

Embora seja uma doença que requer tratamento intenso, conversar sobre o assunto pode ajudar a esclarecer os mitos e verdades e deixar as mulheres mais seguras, diminuindo o medo a ela associado. A boa notícia é que um em cada três casos pode ser curado se for descoberto logo no início. Portanto, é fundamental conversar sobre o assunto com amigos e familiares, pois todos podem ajudar. 

A melhor forma de ter um diagnóstico precoce é fazendo exames periódicos. Aqui na VidaClass você consegue, em apenas 3 passos, agendar uma consulta com os melhores especialistas do país. Acesse o nosso site e saiba mais.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"