Qual a importância do dia Mundial da Água?

O Dia Mundial da Água criado pela OMS é realizado anualmente em 22 de março como forma de concentrar a atenção na importância da água doce e advogar pelo gerenciamento sustentável dos recursos hídricos.

Este dia é uma oportunidade para aprender mais sobre questões relacionadas à água, inspirarmos e tomarmos medidas para fazer a diferença. Cerca de 97,5% da água do planeta é salgada, e os 3% de água doce estão localizados em rios, lagos, geleiras e lençóis freáticos. 

A água é um elemento essencial da vida, e, a cada minuto, cerca de quatro pessoas morrem no mundo por doenças como a leptospirose, cólera e Hepatite A – que podem ser causadas pela água de esgoto não tratada. 

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema aparece relacionado a 80% das mortes e enfermidades. Se o consumo de água no planeta não diminuir, mais de 2,7 bilhões de pessoas sofrerão com sua escassez em 2025.

Além do aumento da sede no mundo, a falta de recursos hídricos e manutenção adequada têm graves implicações econômicas e políticas para as nações: quase 40% da água tratada do Brasil é desperdiçada não somente por vazamentos (ainda que principalmente por eles), mas também por fraudes e outros problemas na rede de distribuição.

Economizar água é necessário e pode ser mais fácil do que você imagina. Além de manter a sua casa livre de vazamentos, tomar banhos mais curtos, manter as torneiras fechadas, usar a descarga com consciência, lavar roupa com menos frequência e reaproveitar a água do banho ou da máquina de lavar para fazer pequenas limpezas são medidas simples que podem fazer toda a diferença para você e para o planeta.

Sendo mais do que essencial para saciar a sede ou proteger a saúde, a água também é vital para criar empregos e apoiar o desenvolvimento econômico, social e humano. Aqui na VidaClass nós apoiamos esta causa. Colabore você também!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"