Ter uma alimentação balanceada e realizar atividades físicas garante a qualquer um uma vida mais saudável. Entretanto, além desses hábitos, o ideal é que você e todos da sua família realizem periodicamente um check-up médico.
A prevenção faz parte das recomendações para quem quer ter qualidade de vida. Nesse contexto, a tecnologia e rapidez dos diagnósticos favorecem a realização dos exames de rotina. Confira abaixo qual é a indicação de acordo com faixa etária e sexo e fique atento!
Todas as idades
-
Hemograma: o exame verifica a situação de todos os nutrientes e compostos do sangue, podendo sinalizar alguma anemia, infecção ou outras doenças. No exame de sangue, é possível verificar taxas de sódio, potássio, fósforo, magnésio e cálcio ionizado, bem como o número de plaquetas e outros componentes.
-
Exame de urina: verifica a existência de infecções urinárias e problemas renais.
-
Exame de fezes: consegue identificar parasitas, larvas, ovos e protozoários no organismo. Também pode indicar câncer no intestino.
-
Exame oftalmológico: detecta alterações e doenças da visão.
Homens e mulheres (a partir dos 20 anos)
-
Colesterol total e frações: indicado para avaliar o nível de colesterol do sangue. Identifica os níveis do HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim).
-
Triglicérides: detecta valores das triglicérides, um tipo de gordura do sangue. Pode sinalizar risco maior de doenças cardiovasculares.
-
Glicemia de jejum: o exame verifica o nível de açúcar no sangue. É importante para prevenção e diagnóstico de diabetes ou hipoglicemia.
-
Sorologia: exames sorológicos apontam a presença de alguns vírus no organismo ou anticorpos (quando a pessoa já teve a doença) de HIV, toxoplasmose, hepatites, citomegalovírus e mononucleose.
-
Ureia e creatinina: verifica a função dos rins e aponta possíveis problemas, como insuficiência renal.
-
TGO (Transaminase Glutâmico Oxalacética) e TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica): ambos os exames apontam alterações no fígado, podendo diagnosticar algum tipo de hepatite.
-
Ácido úrico: níveis alterados podem apontar para hipertensão, gota, cálculo renal e doenças do coração.
-
Eletrocardiograma: verifica o funcionamento do coração, podendo diagnosticar doenças cardiovasculares.
Para mulheres (a partir dos 20 anos)
-
Papanicolau ou citologia oncótica: detecta infecções causadas por fungos e herpes, além de verrugas e alterações no colo do útero. É importante para prevenir o câncer do colo do útero.
-
Ultrassom transvaginal: investiga doenças do útero e ovários como miomas, cistos no ovário, endometriose, além de prevenir câncer de endométrio e ovário.
-
Mamografia: o exame previne câncer de mama. A indicação é que seja feito pela primeira vez entre 35 e 40 anos. No entanto, mulheres com histórico familiar devem realizar antes.
-
Densitometria óssea: verifica a densidade dos ossos e perda de massa óssea. Importante para prevenir ou detectar a osteoporose. Mulheres devem fazer o exame anualmente após a menopausa.
Homens e mulheres (a partir dos 30 anos)
-
Teste ergométrico: consegue medir a capacidade cardíaca e, com isso, apontar possíveis doenças do coração, como aterosclerose. É realizado na esteira ou bicicleta ergométrica.
-
Endoscopia e colonoscopia: podem detectar doenças no esôfago, estômago, intestinos e ânus, inclusive câncer.
Homens (a partir de 40 anos)
-
Exame da próstata: realizado para prevenir e detectar o câncer de próstata. São três tipos de exame: o toque retal, a ultrassonografia transretal e o exame de sangue PSA.
Realizar exames de rotina garantem uma vida mais tranquila! Muitas doenças, quando detectadas precocemente, possuem um tratamento mais simples e rápido. Por isso, iInclua o check-up médico como compromisso anual em sua agenda e na de todos os seus familiares.
Conseguimos esclarecer as suas dúvidas? Siga-nos no Facebook e no Intagram para ficar sempre por dentro das melhores dicas sobre saúde e bem-estar!