Uma taça de vinho por dia: quais os efeitos para sua saúde?

Quem aprecia um bom vinho garante: não há nada melhor do que um pouco da bebida depois de um dia de trabalho. Mas será que tomar uma taça de vinho por dia é realmente benéfico para a saúde? Alguns estudos garantem que sim. No entanto, é sempre bom lembrar de que toda bebida alcoólica pede moderação, pois álcool em excesso é prejudicial para o organismo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo:

Uma taça de vinho por dia faz bem?

Estudos garantem que o vinho, se consumido com moderação, ajuda a relaxar e a fortalecer o cérebro, prevenindo o surgimento de doenças neurológicas e neurodegenerativas como o Alzheimer.

Dentre as pesquisas realizadas sobre o assunto, destaca-se a publicada pela revista científica British Medical Journal. Segundo ela, ½ taça de vinho por dia é o suficiente para proteger a saúde.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Alberta, no Canadá, também aponta o vinho como aliado, devido a uma substância chamada resveratrol, que possui um composto capaz de retardar o envelhecimento e, ainda, combater o câncer e a obesidade.

Apesar do grande número de pesquisadores animados com os estudos realizados, nem todos concordam que beber vinho traz benefícios para a saúde.

Para Emma Smith, do Centro Britânico de Pesquisas para o Câncer, ninguém deve consumir vinho esperando benefícios para o organismo. Segundo ela, as quantidades de resveratrol são muito pequenas e ressalta, ainda, que o álcool tem uma relação negativa com o câncer.

Quais são os benefícios do vinho?

Quando comparado a outras bebidas alcoólicas, o vinho é o grande vencedor quando se fala em benefícios para o organismo. Além do resveratrol, ele possui polifenóis, que afetam de forma positiva diversas funções do corpo.

Reduz o colesterol ruim

Os antioxidantes presentes na bebida diminuem o colesterol ruim e aumentam o bom. Além disso, equilibram os níveis de triglicerídeos no sangue.

Melhora a saúde da pele

Os antioxidantes e as vitaminas B6 e B12, que estão presentes no vinho, são os responsáveis por prevenir o aparecimento de manchas na pele e por retardar o envelhecimento.

Melhora a circulação sanguínea

No interior do organismo, o vinho é um ótimo anticoagulante. Por isso, é indicado para pessoas com problemas de circulação. Mas atenção: não deve ser consumido por quem apresenta dificuldade para conter hemorragias.

Além desses benefícios, podemos citar:

  • diminui as inflamações;

  • é bom para o coração;

  • fortalece o sistema imunológico;

  • ajuda na digestão;

  • protege o cérebro;

  • entre outros.

Qual é o segredo, então?

Segundo o guia nutricional americano Dietary Guidelines for Americans 2010, o consumo de álcool considerado é de 1 dose diária para mulheres e 2 doses para homens. As mulheres são menos tolerantes porque nelas o álcool é absorvido mais rápido devido à quantidade de água no seu organismo.

Como se percebe, o vinho é um bom aliado para a saúde. Mas, apesar de estudos apontarem as suas vantagens, não deve ser consumido em excesso, pois o álcool faz mal para a saúde e pode causar diversas doenças.

Gostou deste artigo? Uma taça de vinho por dia cai bem, não é mesmo? Aproveite a visita ao nosso blog e siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"