5 hábitos diários que vão melhorar a sua disposição

É bastante comum que as pessoas reclamem do estresse e da exaustão decorrentes da rotina corrida que vivem. Trabalho, estudos, família e outros compromissos pessoais acabam fazendo com que os dias sejam cansativos.

Mas quem quer melhorar a disposição deve investir em alguns hábitos que contribuam para isso. Tomar certos cuidados é essencial para não entrar em um ciclo vicioso e cada vez mais desgastante, prejudicando inclusive o rendimento profissional.

Leia este post e comece a pensar em maneiras de inserir estas dicas no seu dia:

1. Alimentar-se bem

Não podemos nos esquecer de que a alimentação é a base do funcionamento do nosso organismo. Então, é fundamental fazer melhores escolhas se quisermos ter mais energia. Nesse sentido, o melhor é procurar um profissional da nutrição que monte um cardápio adequado à rotina e às necessidades de cada paciente.

Ainda assim, algumas dicas podem ser úteis, como:

  • evite refeições pesadas à noite para que a digestão não atrapalhe o sono;

  • tome um café da manhã bem nutritivo para “acordar” o corpo, com proteínas, vitaminas, fibras e carboidratos;

  • leve opções práticas e saudáveis de lanche para o trabalho, como a banana e as oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), que são boas fontes de energia;

  • fuja dos produtos industrializados e com excesso de açúcar. Depois do pico de glicose, a disposição tende a diminuir.

2. Hidratar-se

Muitas pessoas não dão a devida importância à recomendação de beber os famosos 2 litros de água diariamente. Mas é extremamente importante manter esse hábito para que o corpo fique hidratado e funcione bem.

A água atua no transporte dos nutrientes no sangue e na eliminação de toxinas do organismo. Logo, quando ela é insuficiente, todo o processo metabólico é comprometido.

Os chás são boas alternativas para complementar o consumo de líquidos durante o dia. O chá-verde, em especial, é conhecido por apresentar substâncias como a cafeína e a catequina, que estimulam os processos químicos do cérebro e ajudam a dar maior disposição.

3. Descansar

Dificilmente você acordará todos os dias cheio de energia e disposição se não conseguir dormir e realmente descansar durante o sono. Como dizem, é preciso “recarregar a bateria” para poder aguentar a rotina.

Inclusive, enquanto dormimos, o nosso organismo produz hormônios responsáveis por funções como a saciedade, o crescimento e a capacidade de memorização.

Contudo, dormir demais também pode alterar o equilíbrio corporal, bagunçando o ciclo do sono e fazendo com que o corpo fique ainda mais cansado. Portanto, não adianta dormir mal durante toda a semana e dormir o fim de semana inteiro para compensar.

4. Movimentar o corpo

É preciso vencer a preguiça e começar a praticar uma atividade física regularmente para manter o corpo sempre em movimento. O mais difícil é começar, mas depois será fácil perceber a melhora da disposição. Os benefícios para a saúde são diversos, como:

  • melhora da oxigenação e do condicionamento físico;

  • maior sensação de bem-estar;

  • prevenção de problemas cardiovasculares;

  • aceleração do metabolismo;

  • entre outros.

Para isso, o ideal é tentar seguir dicas como: encontrar uma atividade prazerosa, procurar academias perto do trabalho ou de casa e descobrir o melhor horário para treinar. Muitas pessoas recomendam a prática logo cedo, antes do horário de trabalho, garantindo melhor produtividade ao longo do dia.

5. Investir no lazer

Além do corpo, é preciso cuidar da mente. Dedicar algum tempo do seu cotidiano a uma atividade que lhe dê prazer é um ótimo remédio para afastar o estresse e a tensão acumulada.

É um momento que deve ser reservado para si mesmo, desligando a cabeça dos problemas do dia dia para relaxar um pouco. Com esse objetivo, algumas pessoas apostam na arte, na culinária, no encontro com os amigos… Enfim, são diversas as opções que podem ser exploradas.

E aí, você concorda que os hábitos acima podem ajudar a melhorar a disposição? Faça um teste e comece a incluí-los na sua rotina! E, para acompanhar mais informações, curta a nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"