Alimentação saudável para crianças: como fazer seu filho comer melhor?

Por ser a 1ª fase da vida, é durante a infância que o organismo está em desenvolvimento. E, nessa época, o ser humano cria hábitos que levará para toda a vida. Logo, estimular uma alimentação saudável para crianças é fundamental.

Porém, mesmo sabendo da importância da alimentação saudável, muitos pais têm dificuldade em fazer com que os filhos comam os alimentos certos. Para ajudar, listamos algumas dicas do que fazer para incentivar o seu filho a se alimentar de forma saudável. Acompanhe:

Evite alimentos não saudáveis

O corpo não sente falta nem vontade de comer alimentos que nunca experimentou. Sendo assim, evite oferecer doces, frituras e refrigerante. Quanto mais tarde esses alimentos forem introduzidos na rotina infantil melhor.

Deixe a criança participar

Participar da compra, do armazenamento e do preparo dos alimentos pode despertar uma vontade de comer aquilo que a própria criança ajudou a cozinhar. Proponha tarefas que o seu filho consiga realizar, como acrescentar um ingrediente à receita ou servir a comida pronta nos pratos.

Varie o cardápio

Não sirva sempre os mesmos alimentos, pois, além de não ter a variação de nutrientes necessários, a criança pode enjoar facilmente. Crie um cardápio variado e combine sempre uma comida que o seu filho goste muito com outra que não o agrade tanto. Outra dica é mudar a consistência do alimento, preparando-o cru, cozido ou com molho, por exemplo.

Faça pratos divertidos

“Com comida não se brinca.” Mas já imaginou criar um prato divertido para o seu pequeno? Utilize as comidas para montar desenhos no prato. Esse detalhe pode estimular a criança a comer os alimentos saudáveis que você selecionar. É possível, ainda, comprar formas com desenhos legais. Com certeza o seu filho vai adorar a ideia!

Eleja o “dia do novo”

Uma vez por semana, introduza na alimentação do seu filho uma comida saudável que ele nunca comeu. Essa será a hora de experimentar novos sabores, e é possível transformar o “dia do novo” em uma brincadeira divertida, na qual os pais também participam. Basta selecionar alimentos que você nunca provou.

Respeite o seu filho

Não force o seu filho a comer alguma coisa que ele realmente não goste. Se ele experimentar 2 ou 3 vezes e não conseguir comer, os pais devem entender. É importante não oferecer prêmios para que ele coma determinado alimento nem deixá-lo de castigo se ele não quiser comer.

Reveja os seus hábitos alimentares

De nada adianta você tentar introduzir frutas e verduras na dieta do seu filho e comer alimentos gordurosos. Os pais precisam participar da alimentação saudável, e a reeducação alimentar deve ser um plano familiar. É importante que todos comam em conjunto, para que a alimentação saudável se torne um hábito familiar.

A alimentação deve ser tratada como um assunto sério. Os pais devem explicar por que certos alimentos são importantes e o motivo de outros serem evitados. Os ensinamentos na infância terão reflexos para sempre na saúde dos seus filhos.

Se você gostou deste post sobre alimentação saudável para crianças, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas atualizações!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"