4 maneiras de incentivar os filhos a praticar atividade física!

Hoje em dia, incentivar os filhos a praticar atividade física tem se tornado um desafio. A maioria das crianças e adolescentes tem acesso aos eletrônicos e isso faz com que muitos deles passem várias horas em frente a um computador, video game, celular ou televisão.

Os pais, sabendo da importância da prática de exercícios físicos regularmente, querem estimular seus filhos a terem bons hábitos, e assim garantir a eles um melhor desenvolvimento físico, motor e cerebral — além de muitos outros benefícios. 

Se você também reconhece a importância da atividade física para seus filhos, veja essas dicas que preparamos e conheça algumas maneiras de motivá-los a praticar.

1. Mostre para seu filho a importância de se praticar atividade física

Antes de começar as práticas esportivas, converse com a criança ou adolescente sobre a necessidade que temos de realizar exercícios regularmente. Mostre os pontos positivos, tanto no aspecto físico quanto no cerebral e nas relações interpessoais.

Deixe que seu filho mesmo reconheça a importância desses atos, assim ele terá uma motivação bem maior para começar.

2. Pratique exercícios físicos você também

Todos sabemos que as crianças seguem o exemplo dos pais bem mais que suas palavras. Portanto, seja o melhor o exemplo que você puder.

Dessa forma, seja praticante de algum esporte ou exercício. Sempre que possível, convide seu filho a praticar também, porém deixe que ele escolha qual atividade mais gosta e quer realizar.

3. Faça com que esses momentos sejam agradáveis

Ficar pressionando a criança a praticar determinada atividade só fará com que ela sinta ainda mais desânimo em realizá-la, por isso não obrigue-a nem faça com que esses momentos sejam chatos.

Seja qual for o local onde estejam brincando ou se exercitando, converse com seus filhos, dê risadas junto a eles, aproveite para fortalecer os laços fraternos e ainda ajude-os a conhecer e tomar gosto por determinado esporte.

4. Varie na escolha das brincadeiras ou esportes 

Praticar sempre a mesma atividade pode trazer desânimo à criança e fazer com que ela não goste desses momentos. Procure conhecer diferentes exercícios e variar sempre que possível.

Veja aqui algumas dicas de atividades para praticarem juntos!

  • Alongamento: todos sabemos o quão necessário é para nosso corpo se alongar todos os dias, portanto ensine seu pequeno a praticar desde cedo.
  • Caminhada ou corrida: para essa atividade você não precisará de nada além de um bom espaço. Seja no quintal de casa ou numa praça perto de vocês, mostre para a criança que essa pode ser uma ótima diversão.
  • Gincana em casa: uma forma muito interessante de motivar a criançada a se mexer é criar, em casa mesmo, um circuito de atividades onde vocês precisam realizar todo o percurso. Ele poderá conter exercícios de pular corda, bambolê, corrida de um pé só, entre outros.
  • Aulas na academia: se seu filho já está na adolescência e não tem tanto interesse pelas brincadeiras, uma boa dica é praticar alguma aula na academia junto a ele. Pode ser que haja interesse por lutas, natação, musculação ou aeróbicos, por exemplo.

Gostou das dicas e já sabe como incentivar os filhos a praticar atividade física? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais assuntos como esse!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"