Afinal, como escolher um bom médico?

Você se preocupa com a sua saúde e dedica tempo para escolher um bom médico? Saiba que a disposição para selecionar um profissional pode ser a diferença entre um ótimo e um péssimo atendimento.

Os planos de saúde e hospitais contam com uma ampla equipe médica, mas isso não significa que todos são bons. A atenção à saúde não se resume a um diagnóstico e exige muito mais do que a simples formação do profissional.

Veja, a seguir, 6 dicas de como escolher um bom médico:

1. Peça indicação a amigos e familiares

A indicação de pessoas que você conhece é muito mais plausível do que opiniões de pessoas estranhas. Mas, para escolher um médico, é necessário que diversos pontos de vista sejam levadas em consideração. Ele tem que passar confiança, segurança e deve se mostrar preocupado com o seu bem-estar. E sempre se lembre de que o profissional que foi bom para uma pessoa pode não ser para outra.

2. Procure informações sobre ele

Verifique na internet se existem dados sobre o médico e confirme se o seu nome consta nas listas de referência do seu respectivo Conselho Regional de Medicina. Existem sites que podem ajudar a ter acesso aos currículos dos médicos. Por exemplo: o Doctor Found e a plataforma Lattes.

Procure, também, o site da clínica ou do hospital onde eles atendem. Veja se existem comentários de pacientes insatisfeitos ou muito satisfeitos.

3. Busque um médico específico para o seu problema

É muito mais certeiro selecionar um médico que seja especializado no seu problema. Imagine: se você está com uma dificuldade de andar, será muito melhor procurar um especialista em ortopedia do que um clínico geral.

Não se esqueça de procurar o currículo na internet, ver quais os tipos de pacientes ele atende e se os casos que trata com mais frequência são parecidos com o seu.

4. Solicite segundas e terceiras opiniões

Em casos mais graves, é muito importante marcar consultas com diferentes médicos a fim de comparar os diagnósticos e perceber qual deles se encaixa nas suas expectativas.

5. Escolha alguém que te passe confiança

O médico, além de atenção, deve oferecer segurança. É importante que ele saiba o que está falando e que possa esclarecer as suas dúvidas e diminuir as suas preocupações. Ele deve passar a impressão de que vai investigar o seu caso, cuidar de você e te tranquilizar sempre que preciso.

6. Verifique a disponibilidade dele

Todos queremos um médico que esteja disponível para nos atender quando houver alguma emergência. O que ocorre, principalmente com mulheres grávidas, é que médicos não se incomodam de passar o número de telefone.

Logicamente, cada profissional tem uma maneira de se tornar presente para os seus pacientes, e isso deve ser respeitado.

Não é possível medir a competência de um médico por sua sala de espera lotada, até porque isso pode significar que ele deseja atender o maior número de pacientes no menor tempo possível, fazendo um atendimento que nem sempre é cuidadoso e atencioso.

Nossas dicas de como escolher um bom médico foram úteis para você? Então entre em contato conosco e saiba como podemos atendê-lo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"