Alimentos que devem ser evitados no uso do aparelho ortodôntico fixo

Quando usamos aparelho ortodôntico, é necessário ter alguns cuidados específicos com a alimentação para evitar danos ao aparelho e à saúde bucal. Alguns alimentos são especialmente prejudiciais e devem ser evitados para garantir que o tratamento seja eficaz e sem complicações. Confira abaixo os principais alimentos que devem ser evitados:

Alimentos pegajosos: doces, chicletes, balas e caramelo podem grudar nos brackets e fios do aparelho, dificultando a higiene e até mesmo danificando o aparelho.

Alimentos duros: castanhas, amendoim, pipoca e alimentos duros em geral podem quebrar ou deslocar os brackets e fios do aparelho.

Alimentos fibrosos: alimentos como milho, carne de sol, cebola, alho e cenoura podem ficar presos entre os brackets e fios, causando desconforto e dificultando a higiene.

Alimentos ácidos: refrigerantes, sucos ácidos, vinagre e alimentos com alto teor de ácido podem corroer o esmalte dos dentes, deixando-os mais vulneráveis a cáries.

Alimentos açucarados: alimentos açucarados em geral, como doces e refrigerantes, aumentam o risco de cáries e podem levar a um acúmulo de placa bacteriana.

Evitar esses alimentos pode ajudar a garantir que o aparelho ortodôntico permaneça intacto e que a saúde bucal seja preservada durante o tratamento. Além disso, é importante manter uma boa higiene bucal, com escovação regular e uso de fio dental para prevenir problemas como cáries e gengivite. Se você está em tratamento ortodôntico, consulte o seu dentista para obter mais orientações sobre os cuidados alimentares adequados.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"