Alimentos que prejudicam os dentes: o problema está no excesso

Cuidar da saúde bucal vai além de escovar os dentes após todas as refeições: também é preciso ter uma alimentação saudável e ficar atento ao que se ingere. Afinal, existem alimentos que prejudicam os dentes.

Mas temos uma boa notícia: não é preciso cortar totalmente esses alimentos da sua dieta diária. Como tudo na vida, o segredo para manter a saúde bucal é o equilíbrio.

Continue lendo e descubra quais são os alimentos que você precisa consumir de forma mais moderada se quiser cuidar melhor da saúde do seu sorriso!

Alimentos e bebidas que contêm açúcar

Você provavelmente já sabe que o açúcar deve ser consumido com bastante cuidado. As cáries estão entre os inúmeros problemas de saúde que o excesso dessa substância pode causar.

Além de ser um verdadeiro chamariz para as bactérias que causam a deterioração dos dentes, o açúcar também é transformado em ácido durante a digestão, o que prejudica o esmalte.

Carboidratos simples

Carboidratos como arroz branco, pão e batata convertem-se em açúcar no processo digestivo. Como já sabemos, o açúcar, por sua vez, se transforma em um ácido que ataca o esmalte, a camada protetora dos dentes.

Comidas difíceis de mastigar

Alimentos duros, como castanhas e amêndoas, podem ser prejudiciais à saúde dos dentes, pois a dificuldade na trituração deles desgasta o esmalte do dente.

Quando contêm açúcar (no caso de doces duros e grudentos, por exemplo) o perigo é maior, pois o alimento pode ficar preso no dente ou entre ele e a gengiva, tornando a limpeza mais difícil.

Frutas secas também são alimentos que prejudicam os dentes

No caso das frutas secas, além de serem alimentos duros, elas passam pelo processo de desidratação. Nesse processo, o açúcar da fruta fica muito mais concentrado.

Portanto, é preciso ter moderação na ingestão desse alimento. Procure alternativas de lanches saudáveis para você e sua família.

Frutas e bebidas ácidas

Se consumidos com moderação, alimentos cítricos ajudam na saúde bucal, pois aumentam a produção de saliva, que realiza a limpeza dos dentes.

Porém, o ácido pode corroer a proteção dos dentes. Por isso, o ideal é evitar comer em excesso produtos como laranja, limão, vinho e alimentos em conserva.

E atenção para a dica dos dentistas: não escove os dentes imediatamente depois de ingerir algo ácido. Se fizer isso, você estará aumentando o atrito do ácido com o dente. Beba água e espere pelo menos 20 minutos para começar a higiene bucal.

Alimentos com corantes

Alimentos coloridos artificialmente podem deixar seus dentes manchados. Por isso, cuidado com o consumo de café, chá, vinho, molho de soja, molho de tomate e outros alimentos industrializados.

Os refrigerantes precisam de especial atenção! Além do corante, eles contêm também muito açúcar, e o gás deles é ácido.

Comer bem é essencial para estabelecer uma saúde bucal, evitando alimentos que prejudicam os dentes. Pequenas mudanças podem fazer muita diferença no construção de uma rotina mais saudável.

Você não precisa excluir os alimentos da sua rotina, mas pode (e deve!) moderar o consumo e investir na higiene bucal depois de ingerí-los. E lembre-se de consultar um dentista regularmente. É muito importante ser acompanhado por profissionais capacitados.

Vai aproveitar nossas dicas sobre alimentos que prejudicam os dentes para garantir a sua saúde? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e mantenha seus amigos informados!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"