Dia Mundial do Câncer

Ontem foi o Dia Mundial do Câncer, uma data de extrema importância para conscientizar as pessoas sobre a doença, assim como preveni-la, tratá-la e desmistificá-la.

 Como sabemos, o câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Além disso, trata-se de uma doença que atemoriza a maior parte das pessoas.

 O câncer é considerado um problema de saúde pública no mundo todo e, de acordo com a OMS, sua incidência pode aumentar em 78% no Brasil nos próximos 20 anos. Os efeitos de uma vida sedentária, tabaco e obesidade podem contribuir com esse alto índice. 

 De acordo com os dados divulgados recentemente pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), no âmbito da saúde da mulher, o câncer de mama teve mais de 59 mil ocorrências em 2018, o de cólon e reto, mais de 18 mil e o de colo de útero, cerca de 16 mil. Já nos homens, o câncer de próstata teve mais de 68 mil ocorrências e os de traqueia, brônquio e pulmão, mais de 18 mil casos.

 Porém, avanços significativos vêm sendo notados quando o assunto é tratamento e pesquisas. Todo ano, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês) elege o que considera ter sido o grande avanço contra o câncer. E, em 2019, o destaque foram os progressos feitos no tratamento de tumores raros.

 A boa notícia é que entre 30-50% de todos os casos de câncer podem ser evitados através da prevenção, que é a estratégia de longo prazo mais eficiente para o controle da doença. Por isso é importante realizar consultas periódicas, check ups anuais e ao menor sinal de doença procurar um especialista a fim de obter um diagnóstico com mais rapidez.

Outras medidas importantes são: evitar o uso de tabaco, ter uma alimentação saudável, manter-se ativo, proteger-se de sol, manter as vacinas em dia.

 As políticas e programas nacionais também são de extrema importância e devem ser implementadas para aumentar a conscientização, reduzir a exposição a fatores de risco de câncer e garantir que as pessoas recebam as informações e o apoio necessários para adotarem estilos de vida saudáveis.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"