Anvisa aprova novo tratamento para prevenção da enxaqueca

A enxaqueca foi incluída pela OMS em 2018 na lista das doenças mais incapacitantes. Quem tem sabe que basta um dia estressante ou alguma alimentação desregulada para ela aparecer.

 Muito além que uma simples dor de cabeça, ela pode causar fortes dores latejantes ou uma sensação pulsante, geralmente em um lado da cabeça. É frequentemente acompanhada de náusea, vômito e extrema sensibilidade à luz e ao som. Os ataques de enxaqueca podem durar de horas a dias, e a dor pode ser tão intensa que interfere nas atividades diárias e na qualidade de vida de quem sofre. 

 Para algumas pessoas, um sintoma de aviso conhecido como aura pode ocorrer antes ou durante as crises de enxaqueca. Uma aura pode incluir distúrbios visuais como lampejos de luz ou pontos cegos, formigamento em um lado do rosto, em um braço ou perna e dificuldade em falar.

 Mas a excelente notícia é que a Anvisa aprovou em dezembro (2019) um tratamento para a prevenção dessas crises, que poderá ser feito mensal ou trimestralmente, administrado de forma subcutânea.

 AJOVY (como é chamado) é indicado para adultos que sofrem com dores de cabeça, pelo menos quatro vezes por mês, e foi avaliado em dois estudos clínicos de fase III, controlados com placebo, envolvendo pacientes com enxaqueca incapacitante que utilizavam ou não outros tratamentos preventivos orais. Os estudos tiveram a duração de 12 semanas e os pacientes obtiveram uma redução no número de dias por mês com dor de cabeça.

O medicamento será comercializado pela Teva e deve chegar ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2020.

Por isso é importante consultar seu médico, realizar check ups e exames periódicos.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"