Sem tempo para academia? 5 dicas para não deixar de se exercitar

Uma das maiores causas do sedentarismo é a falta de espaço na agenda para a prática de atividades físicas. Ajustar os compromissos para caber uma rotina de exercícios parece difícil demais para muita gente, mas isso, como tudo na vida, é uma questão de prioridades, não é mesmo?

Você não precisa ser um sedentário e fazer sua saúde pagar um alto preço por isso. Existem alternativas ao alcance de qualquer um, isto é, coisas que você pode fazer.

Se você está sem tempo para academia, acompanhe este post e conheça 5 dicas para não deixar de se exercitar!

1. Habitue-se às escadas

A primeira dica é a mais fácil para quem trabalha ou reside em um prédio com mais de um andar: consiste, simplesmente, em habituar-se ao uso da escada.

Assim, subir e descer o correspondente a 2 andares, 4 vezes ao longo do dia, já faz uma grande diferença para sua saúde. Uma alternativa é fazer o mesmo uma vez por dia, mas ao longo de 4 andares.

Qualquer que seja a prática adotada, vá com calma. Comece com apenas um lance nos primeiros dias e aumente quando se sentir confortável com isso. Com o tempo isso passa a ser uma medida costumeira e aparentemente sem qualquer consequência.

No entanto, você logo percebe que sua resistência melhora. Além disso, seu coração se fortalece com essa prática e você passa a se sentir mais bem disposto também.

2. Faça pequenas séries de exercícios

A prática de pequenas séries de exercícios que podem ser executadas em qualquer lugar é uma dica muito boa. Consome apenas cerca de 5 minutos cada série e você pode fazer algumas vezes ao longo do seu dia.

Desse modo, a primeira e a última série podem ser feitas em casa, antes de sair e quando voltar do trabalho, por exemplo. Outras 2 ou 3 séries podem ser feitas no trabalho, na escola ou onde for mais conveniente ao longo do dia.

Você pode montar séries diversas com um elenco simples de movimentos como agachamento, torção horizontal do corpo, abdominal de pé, flexão, entre muitos outros. Escolha 5 exercícios mais convenientes para você e faça cada um durante 1 minuto.

3. Caminhe 15 minutos diariamente

Caminhe todos os dias. Ainda que seja por pouco tempo, não deixe de caminhar. O corpo humano foi projetado para andar.

Desse modo, se a sua atividade o obriga a ficar sentado ou de pé por muito tempo, sua necessidade de caminhar é ainda maior. Para compensar isso você pode simplesmente dar algumas voltas no quarteirão de sua casa ou onde for mais adequado. Desenvolva o hábito de fazê-lo!

4. Faça alongamentos

Existem muitas séries de alongamentos bem simples de serem executadas. Escolha uma que combine mais com você e execute-a todos os dias pela manhã, logo que levantar, e no final do dia. Se puder fazê-lo uma ou outra vez ao longo dia é ainda melhor!

Alongamentos oferecem a vantagem de aumentar a flexibilidade do corpo, além de preparar os músculos e as articulações para o trabalho diário. Ao mesmo tempo, também são ótimos para desacelerar o seu dia quando você chegar em casa.

5. Adote um treinamento intervalado de alta intensidade

Se você já foi praticante de atividade física e agora acredita que está sem tempo para treinar mas não quer virar um sedentário, pratique um treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT, método Tabata).

Esses métodos consistem, por exemplo, na prática intensa por 30 segundos de um exercício aeróbico e, em seguida, um descanso ativo (a mesma atividade em ritmo lento), por 20 segundos. Na sequência, retoma-se a intensidade por mais 30 segundos e assim sucessivamente. A duração total deve ser de cerca 4 minutos, intercalando 30 segundos de atividade intensa com 20 segundos de descanso ativo.

O exercício escolhido pode ser qualquer um, como uma corrida (30 segundos) intercalada com uma caminhada (20 segundos).

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