Atividade física para idosos: saiba a importância e confira os exercícios ideais!

Atualmente, é possível afirmar que a prática de atividade física para idosos tem se tornado cada vez mais importante, não é mesmo? Isso acontece porque são visíveis os benefícios oferecidos ao corpo, ao organismo e à mente de qualquer pessoa, principalmente daquelas que já estão na terceira idade e precisam de alguns cuidados mais especiais.

Fato é que para aproveitar todo os pontos positivos, é preciso conhecer o próprio corpo, adequando e escolhendo os exercícios de acordo com o condicionamento físico. Ficou interessado? Então continue a leitura deste post e saiba mais!

Quais são os benefícios da atividade física para idosos?

Como já dissemos, a atividades física, ou seja, qualquer movimento do corpo que é produzido pela musculatura e provoca um gasto de energia acima do grau de repouso, é elementar na vida de um idoso.

Com a prática, podemos perceber vantagens em quatro aspectos principais:

  • físico: com a melhoria do condicionamento físico, da flexibilidade, da força, da massa muscular e da massa óssea e com a redução adiposa;

  • no organismo: com o controle e, muitas vezes, com o combate de doenças e problemas de saúde (como diabetes, osteoporose, obesidade, colesterol alto, glicemia e doenças cardiovasculares), com a melhoria das capacidades funcionais e cardiopulmonar e com o estímulo do metabolismo;

  • psicológico: com o combate à ansiedade e à depressão, com o estímulo de aspectos cognitivos (atenção, percepção, memória e aprendizado, por exemplo), com o bem-estar neurológico e com o aumento do humor;

  • social: com o estímulo para a inserção na sociedade e para a interação entre pessoas, proporcionando um maior bem-estar social.

Quais são os exercícios ideais?

Existe uma variedade imensa de exercícios que podem ser praticados por idosos. No entanto, é elementar mencionar que, antes de tudo, é importante buscar uma alimentação saudável e promover um espaço para aquecimento e alongamento.

De uma maneira geral, podemos citar algumas atividades que são mega funcionais e que vão proporcionar verdadeiros benefícios na vida de uma pessoa da terceira idade. Confira!

1. Pilates

Essa técnica é muito assimilada com a fisioterapia e é uma boa pedida para buscar o equilíbrio corporal e melhorar a postura. Sua prática é capaz de provocar o controle muscular e o estímulo da circulação, aumentando a força e a flexibilidade. 

Ainda é possível verificar os benefícios com a diminuição de dores musculares, melhoria da capacidade respiratória, aumento da auto-estima e prevenção de lesões.

2. Dança

Uma atividade perfeita para quem quer diversificar a vida social, com momentos alegres, de paz e regados de uma boa dose de amizade. Além disso, a dança é capaz de diminuir os sintomas de depressão e de auxiliar na busca pelo equilíbrio do corpo, evitando quedas e lesões.

3. Natação

Ótima para fortalecer os músculos e as articulações, a natação ainda previne dores causadas por artrite, perda óssea, lesões e também diminui o risco de aparecerem doenças como hipertensão, incontinência urinária e diabetes.

4. Caminhada

Uma atividade aeróbica que melhora o ritmo cardíaco, fortalece os músculos e promove um maior convívio social é a caminhada. Também são visíveis vantagens como a diminuição de dores musculares e a melhoria da postura.

5. Yoga

Com a yoga, é possível alcançar o equilíbrio do corpo e da mente. A prática dessa atividade também alivia o estresse, relaxa as articulações, tonifica os músculos, diminui o cansaço e melhora a estabilidade, a flexibilidade e a postura.

É isso aí. Agora que você já sabe qual é a importância da atividade física para idosos e alguns dos principais exercícios indicados, não perca tempo e passe essas informações para toda a sua família. Lembre-se ainda que, antes de começar, é importante procurar um profissional para que nenhum dano seja causado, combinado? Além disso, ele é a melhor pessoa para indicar o nível inicial para a prática de acordo com o condicionamento físico.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre a todos os seus amigos um pouco mais sobre esse assunto. Até mais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"