Autoexame de mama começa na adolescência: aprenda a fazer!

As mudanças pelas quais uma mulher passa em sua vida trazem, a cada dia, novas descobertas sobre o seu próprio corpo, principalmente na adolescência. Esse é um momento rico para se conhecer melhor.

Além de autoconhecimento, explorar o próprio corpo pode ajudar as adolescentes a prevenir doenças, descobrindo nódulos ou deformações a tempo de tratá-los adequadamente. 

O câncer de mama, apesar de não ser comum em jovens, é uma das grandes preocupações das mulheres (e dos homens, que têm também o risco de contrair a doença).

Para aprender a fazer o autoexame de mama de maneira correta já na adolescência, continue neste post.

Conhecendo o próprio corpo

O corpo feminino apresenta diversas fases ao longo da vida de uma mulher e cada um desses momentos possui características próprias e, por essa razão, requer cuidados específicos que devem ser aprendidos.

Assim, toda mulher deve conhecer o seu corpo para melhor cuidá-lo, inclusive a fim de perceber se algo estiver errado. Esse aprendizado de si mesma deve começar cedo e continuar por toda a vida.

Câncer de mama na adolescência

O câncer de mama é mais comum entre as mulheres acima dos 40 anos de idade, mas pode surgir em qualquer idade e sexo.

Apesar de na adolescência quase não ocorrerem casos da doença, é importante se proteger, especialmente quando se têm parentes diretos (mãe ou irmã) que já tiveram uma relação com a doença, em razão da herança genética.

Portanto, aprender desde cedo que a prevenção é a melhor maneira de se cuidar é o caminho a ser seguido. E, para prevenir-se do câncer de mama, a primeira medida é realizar o autoexame de mama.

Aprendendo a fazer o autoexame de mama

O autoexame de mama é muito simples de ser feito em qualquer idade. Todos devem realizá-lo ao menos uma vez ao mês e, às mulheres, o melhor período para fazê-lo é antes ou durante a menstruação.

Ele pode ser feito no banho, na hora de se trocar ou em qualquer outro momento. Escolha a melhor hora para você e veja agora como realizar o autoexame de mama.

  1. Retire qualquer vestimenta da parte superior do corpo.
  2. Caso não seja feito no banho, aplique um pouco de creme sobre as mamas para melhor deslize da mão.
  3. Levante o braço do lado da mama que será examinada.
  4. Com a outra mão, a partir dos mamilos, faça movimentos circulares que vão se abrindo até atingir a base da mama. Durante os movimentos, procure sentir o interior de seu seio.
  5. Em seguida, faça diversos movimentos retilíneos do mamilo para fora, como os raios de uma roda, sentindo também o interior, até cobrir toda a área.
  6. Procure alcançar também a região das axilas.
  7. Repita toda a sequência na outra mama.

Além do autoexame de mama, é sempre importante para a adolescente manter suas consultas médicas regulares.

Gostou deste post? Compartilhe com suas amigas nas redes sociais para que elas também tenham a oportunidade de se prevenir!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"