Como e por que não levar problemas de trabalho para casa?

A nossa relação com o trabalho mudou muito nos últimos anos. Antigamente, era necessário estar no escritório para ler e-mails, fazer reuniões e, até mesmo, executar tarefas. Hoje, podemos fazer tudo isso com poucos toques em nossos smartphones, deitados na cama ou em frente à TV.

Porém, toda essa praticidade acaba eliminando os limites entre rotina profissional e vida pessoal. Hoje vamos falar sobre a importância de não levar problemas de trabalho para casa, com dicas para ajudá-lo a vencer a tentação!

Por que separar trabalho e vida pessoal?

Você chega em casa do trabalho e, em vez de se desligar para descansar para o próximo dia, continua respondendo e-mails, marcando reuniões e adiantando relatórios. 

Assim, o próprio espaço da casa se torna um segundo escritório, em vez de ser um lugar onde você se sente acolhido e relaxado. E isso é muito perigoso! 

Para trabalhar bem, com produtividade alta e concentração máxima, precisamos de descanso físico e mental. Se nunca pararmos de trabalhar, eventualmente nosso corpo sofrerá os efeitos do estresse e do cansaço, e nossa mente deixará de trabalhar como deveria.

Além disso, levar os problemas de trabalho para casa pode ter um impacto muito forte nas relações familiares. Imagine que todo o tempo do jantar em família seja dedicado a reclamar ou descontar o nervosismo. Em que momento você vai saber do dia a dia de seus filhos? Quando vai ter uma conversa leve com o marido ou a esposa?

Por isso, separar vida profissional e vida pessoal é um ato de respeito a si mesmo. Mantendo cada um em seu devido lugar, você consegue otimizar sua performance no trabalho, pois vai trabalhar descansado e com a mente aberta para novos desafios. 

E, ainda, o seu tempo em casa passa a ser exclusivo da sua família, com quem você pode relaxar, se divertir e estreitar laços. Se você ainda não tem uma família, também há vantagens! É possível usar o tempo em casa para desenvolver hobbies, ler bons livros e até fazer cursos.

4 dicas para não levar problemas de trabalho para casa

1. Aprenda a dizer “não” 

O primeiro passo é não se sentir culpado por não responder àquela mensagem ou terminar uma apresentação ao chegar em casa. Se o seu chefe ou algum colega orientá-lo a trabalhar após o fim do expediente, saiba dizer “não”. 

É claro que alguns casos são exceções — e é importante mantê-los assim. A regra deve ser: chegou em casa, acabou o trabalho!

2. Tenha uma válvula de escape

Uma boa maneira de liberar o estresse do trabalho é concentrando a energia em outra atividade. Algumas alternativas são ter hobbies criativos (como pintura, leitura, escrita, trabalhos manuais etc.) e praticar esportes. Assim, você não fica ocioso em casa pensando apenas no que o aguarda no escritório no outro dia. 

3. Desligue o celular sempre que possível

Para resistir à tentação de checar e-mails e responder mensagens, se desconecte assim que chegar em casa. Se for possível, até desligue o celular. Ao não ver as notificações chegando, você não fica ansioso para saber do que se trata. Dessa forma, aos poucos, fica acostumado a desgrudar do celular nos períodos de descanso.

4. Planeje sua rotina diária

Muitas vezes, levamos trabalho para casa porque não conseguimos finalizar tudo no escritório. Para evitar isso, planeje sua rotina e tente sempre cumprir todas as suas tarefas durante o expediente.

Se algumas incumbências são mais trabalhosas, reserve mais tempo para elas no seu dia, e não conte o tempo em casa como disponível para hora extra!

E aí, gostou das nossas dicas para não levar problemas de trabalho para casa? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos viciados em trabalho a vencerem esse problema!

0 Comentários

  1. Olá! Gostei do conteúdo do seu site, muita informação boa, vou recomendar.
    Parabéns

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"