Coronavírus: principais sintomas e prevenção

Um nova doença viral vem preocupando o mundo nos últimos meses. Mas do que exatamente se trata o Coronavírus, quais os seus principais sintomas e como se prevenir dessa epidemia?

Batizado com o código 2019 NCOV, o Coronavírus (como é popularmente conhecido) tem entre os seus principais sintomas febre alta, tosse, falta de ar e dificuldade para respirar. Aparentemente nada muito diferente de uma forte gripe; porém, essa infecção pode causar desde um simples resfriado até a morte. 

Amostras coletadas de pacientes indicam que a doença é formada por um tipo de Coronavírus que faz parte de uma ampla família onde apenas sete deles infectam humanos. Aliás, vale ressaltar que grande parte do temor atual vem da lembrança de outro tipo de Coronavírus, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que surgiu em 2002 e levou a óbito cerca de 10% das oito mil pessoas infectadas.

Segundo especialistas, o mundo hoje está muito mais preparado para enfrentar esse tipo de doença. Além disso, por enquanto o novo Coronavírus não é tão agressivo quanto o de 2002.

Estima-se que o período de incubação do vírus (da exposição do vírus até o aparecimento dos sintomas) gire em torno de duas semanas, e pessoas infectadas têm sido mantidas em isolamento para reduzir o risco de alastramento da doença. 

Com o surgimento de epidemias como essa, é comum ver pessoas na rua usando máscara cirúrgica, mas especialistas contestam a eficácia delas e afirmam que a higiene das mãos é uma maneira muito mais eficaz de evitar contágio. Recomenda-se também cobrir a boca ao espirrar e tossir, manter um estilo de vida saudável e evitar tocar a boca, nariz e olhos sempre que possível.

Aqui na VidaClass nós levamos sua saúde a sério e por isso nos preocupamos com o bem estar de nossos clientes. Não deixe para depois, ao menor sintoma acesse o nosso site e marque uma consulta com os melhores especialistas do Brasil.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"