Anemia: o que é e como combater

A anemia é definida como um baixo número de glóbulos vermelhos. Em um exame de sangue de rotina, a anemia é relatada como hemoglobina baixa ou hematócrito. A hemoglobina é a proteína principal dos glóbulos vermelhos. Ela carrega oxigênio e o distribui por todo o corpo. Se alguém tiver anemia, isso significa que o nível de hemoglobina também estará baixo. Se estiver baixo o suficiente, os tecidos ou órgãos podem não receber oxigênio suficiente. Os sintomas de anemia, como fadiga ou falta de ar, ocorrem porque seus órgãos não estão recebendo o que precisam para funcionar como deveriam.

Mulheres, crianças pequenas e pessoas com doenças de longa duração têm maior probabilidade de ter anemia. No Brasil, dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher de 2006 apontam que 29,4% das mulheres de 15 a 49 anos apresentavam anemia, enquanto a prevalência em crianças foi de 20,9%.

Existem muitos tipos de anemia. Todos têm diferentes causas e tratamentos. Algumas formas – como a anemia leve que ocorre durante a gravidez – não são uma grande preocupação. Mas alguns tipos de anemia podem refletir uma condição médica subjacente séria.

Os sinais de anemia podem ser tão leves que você pode nem notá-los. A certa altura, à medida que as células sanguíneas diminuem, os sintomas costumam se desenvolver. Dependendo da causa da anemia, os sintomas podem incluir:

 

 

  • Tonturas, vertigens ou sensação de estar prestes a desmaiar
  • Batimento cardíaco rápido ou incomum
  • Dor de cabeça
  • Dor, incluindo nos ossos, tórax, barriga e articulações
  • Problemas de crescimento para crianças e adolescentes
  • Falta de ar
  • Pele pálida ou amarela
  • Mãos e pés frios
  • Cansaço ou fraqueza

 

 

Uma alimentação balanceada, rica em ferro, ácido fólico, vitaminas B12 e C é essencial para manter o bom funcionamento do corpo e, principalmente, garantir a produção da hemoglobina.

É importante também sempre estar atento aos sintomas e fazer exames periodicamente. Aqui na VidaClass você tem acesso aos melhores profissionais e laboratórios do país! Acesse a nossa plataforma e marque um horário hoje mesmo: www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"