Cuidar da saúde no carnaval: 4 dicas para aproveitar bem o folia

É só piscar os olhos que o carnaval já estará aí outra vez! Festas, praia, música e muita folia  essa época do ano pode ser divertida, mas também é uma velha conhecida dos excessos!

Mas, então, como cuidar da saúde no carnaval? Neste post, vamos dar dicas para você se divertir, mas sempre cuidando do seu bem-estar físico e mental!

Continue a leitura e confira!

1. Mantenha-se hidratado

Fevereiro, por si só, já é um mês em que é necessário reforçar o consumo de água por causa do extremo calor; ainda pulando carnaval, nem se fala! Para aguentar os blocos e as festas carnavalescas, só ingerindo muito líquido. Se você bebe álcool, tente intercalar a bebida com água, pois o álcool desidrata. Além disso, ainda vai evitar a ressaca do dia seguinte. Seu eu futuro agradece!

O ideal é consumir, pelo menos, dois litros por dia, mas esse número varia de acordo com cada indivíduo. Sucos naturais, chás e frutas também são bem-vindos, apenas tome cuidado com a quantidade de açúcar. Outras opções de hidratação são água de coco e bebidas isotônicas, como o Gatorade, que repõem sais minerais perdidos na folia.

2. Proteja-se do sol

Chapéus, óculos escuros e muito protetor solar — essas são as recomendações para não voltar para casa com queimaduras e atrapalhar os dias de festa. Especialistas incentivam a aplicação do protetor antes de sair e, em seguida, sua reaplicação a cada duas horas, ao longo de todo o período de exposição, especialmente por causa de toda a transpiração que provavelmente ocorrerá durantes as festas.

A escolha das roupas — ou fantasia! — também é importante. Dê prioridade às de tecido mais leve e às cores claras e use o que for mais confortável. Desde que não prejudique o visual, é claro!

3. Use preservativo

Carnaval é aquele período em que todo mundo está mais descontraído, mais relaxado e descuidos podem acabar acontecendo. Porém, a responsabilidade com seu corpo e sua saúde deve sempre ser uma prioridade. Use e exija sempre o uso da camisinha!

O preservativo ainda é o principal método para evitar a transmissão de doenças, como HIV, herpes e sífilis, entre outras. Além disso, é um dos contraceptivos mais seguros disponíveis. O Ministério da Saúde distribui camisinhas gratuitamente em blocos de carnaval e postos de saúde durante o ano todo.

4. Alimente-se bem

É comum que, durante a semana de carnaval, a gente descuide um pouco mais da alimentação e acabe comendo o que encontrar pela frente ou nem comendo nada. Mas, para ajudar o corpo a aguentar toda essa programação pesada, é preciso que ele tenha o combustível certo.

Priorize alimentos leves e de fácil digestão, como saladas frescas, e evite refeições pesadas e gordurosas demais. Ao comer na rua, preste atenção à conservação dos alimentos e evite aqueles que estão expostos ao sol por um longo período, principalmente os que contêm maionese, molhos e carnes.

Agora você já está preparado para dançar as marchinhas numa boa! Cuidar da saúde no carnaval é importante para uma vida mais saudável. Curtiu as nossas dicas? Então siga-nos nas redes sociais e receba outras informações como essas! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"