Confira 6 dicas para levar marmita saudável para o trabalho

Para ter uma vida saudável é fundamental manter uma alimentação balanceada, mas a correria do dia a dia acaba atrapalhando a rotina das refeições, não é mesmo? E é por isso que preparar uma marmita saudável em casa e levá-la para o trabalho tem sido uma excelente alternativa para muitas pessoas.

Pensando nisso, criamos um breve guia com valiosas dicas para montar uma refeição saudável. Ficou curioso? Continue lendo e confira!

1. Varie o cardápio

Muitas pessoas fazem suas marmitas no domingo e acabam optando por montar refeições iguais para todos os dias da semana. Esse é um erro bastante comum que pode atrapalhar os seus planos de conquistar uma vida mais saudável.

O nosso corpo precisa de uma variedade maior de alimentos, e, por mais nutritivo que o seu prato possa estar, você poderá enjoar da comida no decorrer da semana. Isso é perigoso, e pode te levar a buscar outras opções em restaurantes e lanchonetes. Ter um cardápio variado é motivador.

2. Opte por apenas uma porção de carboidrato

O carboidrato é um nutriente essencial para manter a energia do corpo, mas é preciso consumi-lo com moderação. Se você optar por uma porção de arroz integral, evite incluir purê de batatas, por exemplo.

Sabemos que o arroz é considerado o queridinho das marmitas brasileiras, mas você pode substitui-lo por macarrão integral, quinoa, cuscuz marroquino ou batata-doce, por exemplo.

3. Não se esqueça da proteína

As proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos que, no organismo humano, permitem que algumas funções importantes sejam desempenhadas.

Para montar uma marmita saudável, é interessante que você opte por carnes magras como peixe ou peito de frango , sempre grelhadas ou cozidas. Se você não consome carne, aposte nas proteínas vegetais. São opções: soja, feijão, grão-de-bico, nozes, ovos e oleaginosas. O importante é não esquecer de incluir uma porção de proteína na marmita.

4. Inclua legumes e leguminosas

Se o arroz é o carboidrato favorito dos brasileiros, é claro que o feijão é a leguminosa preferida. Porém, existem outras opções igualmente saudáveis e saborosas, como grão-de-bico, ervilha e lentilha.

Os legumes também podem compor a marmita, preferencialmente cozidos no vapor. Brócolis, couve-flor, cenoura, chuchu e abobrinha são ótimas escolhas.

5. Acrescente uma porção de salada

Na hora de montar a salada para incluir na sua marmita saudável, escolha folhas variadas com diferentes tons de verde e complemente com alimentos frescos. Tomate, cebola, cenoura ralada, beterraba ou palmito são excelentes combinações. Pelo motivo de não poder ir ao micro-ondas, a salada deve ser montada em um pote separado.

Além disso, deixe para temperar as folhas apenas no momento de consumi-las para que não murchem. Uma boa dica para temperá-la é fazer uma misturinha com limão, azeite e ervas aromáticas. Se você fizer questão do sal, utilize-o moderadamente.

6. Transporte e armazene adequadamente a marmita

Os recipientes de vidro são os mais indicados para armazenar os alimentos da marmita, pois além de não modificarem o sabor da comida, podem ser levados ao micro-ondas sem representar riscos para a saúde.

Use uma bolsa térmica com cubos de gelo de silicone para manter o alimento resfriado durante o transporte e evitar que ele estrague.

Uma dica importante: retire a sua marmita da bolsa térmica antes de colocá-la na geladeira, pois o material da bolsa não permite que o ar gelado chegue na marmita.

Agora que você já sabe como montar uma marmita saudável, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Temos certeza de que seus amigos adorarão as nossas dicas.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"