Câncer de pele: confira 4 dicas para se prevenir!

A exposição diária ao sol pode trazer muitas complicações para a nossa saúde e o câncer de pele é a mais perigosa. Sendo o mais recorrente na população, esse tipo de câncer se caracteriza pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele. Dessa forma, todos os cuidados na prevenção contra o câncer de pele são necessários. 

A doença é muito comum no Brasil, sendo 25% dos tumores malignos identificados. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou a campanha “Dezembro Laranja”, e a mensagem desse ano é “se exponha, mas não se queime”, chamando a atenção para os riscos da exposição exagerada ao sol.

O câncer pode surgir muitos anos depois do período de exposição e pode ser de vários tipos. Os mais comuns são os carcinomas (basocelular e epidermoide), com incidência mais alta, porém menos graves. Os melanomas são menos comuns, mas com maior risco de metástase — quando a doença se espalha para outras partes do corpo.

Com o verão chegando, é preciso ter atenção redobrada nos cuidados para uma pele saudável. Por isso, listamos 4 dicas práticas para prevenção contra o câncer de pele. Acompanhe!

Dicas práticas para prevenção do câncer de pele

1. Use protetor solar

A proteção solar deve ser iniciada precocemente. Recomenda-se o uso de filtro solar a partir dos 6 meses de idade e, antes disso, a criança não deve se expor aos raios UV sem a proteção de roupas e chapéus.

O fator de proteção do filtro solar não deve ser menor do que 15 e deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes da exposição. Se você estiver no clube ou praia, é preciso retocar o produto de tempos em tempos.

2. Escolha a hora correta

A radiação solar no período das 10 às 16 horas é mais agressiva. Por isso, expor-se ao sol nessas horas significa colocar a saúde da sua pele em risco. Então, evite totalmente a exposição nesses horários, protegendo-se com chapéus e se abrigando de baixo de uma sombra, sempre usando o filtro solar.

3. Fique atento à sua pele

Pessoas albinas ou ruivas, com pele e olhos claros, que tenham histórico familiar de câncer de pele e muitas pintas pelo corpo possuem maior risco de desenvolver a doença. Por isso, fique sempre de olho nas mudanças da sua pele, como aparecimento de manchas, mudanças de cor e verrugas.

4. Consulte um dermatologista

Procure um profissional quando você perceber alguma alteração em sua pele. Além disso, procure consultá-lo pelo menos uma vez ao ano para avaliar se sua pele sofreu algum dano e, assim, receber a orientação adequada para a prevenção do câncer de pele.

Sintomas

Os sintomas mais comuns em uma lesão maligna são a pele rósea, avermelhada ou escura e crescimento progressivo (mesmo que lento) da mancha. Além disso, a lesão pode aparecer como uma ferida que não cicatriza ou como pintas que crescem devagar, mas que coçam, sangram ou sofrem alteração de cor, consistência e tamanho. É valido lembrar que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.

Gostou das dicas para prevenção do câncer de pele? Então compartilhe nas suas redes sociais para que outra pessoa também possa cuidar de sua saúde.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"