Como os hábitos dos pais refletem na saúde dos filhos? Entenda!

É impressionante parar para pensar como a figura dos pais é importante para a saúde dos filhos. E isso se dá não apenas a partir do que eles tentam transmitir, mas também das suas próprias ações e hábitos cotidianos.

No post de hoje, abordaremos a importância do exemplo dos pais para criar filhos saudáveis, além de oferecer dicas simples e práticas de como melhorar a saúde da sua família. Confira!

“Tal pai, tal filho”

Um ditado popular bastante comum e verdadeiro. Quantas vezes não vemos os pequenos crescendo para seguir a carreira dos pais ou com comportamentos muito parecidos ao de seus genitores?

Isso se dá porque os mais novos tendem a copiar o que veem, quase que instintivamente. Quer um exemplo? A primeira palavra do bebê geralmente é uma repetição do que mais falam para ele. Como ele normalmente está nos braços da mãe, é normal que ela repita “mamãe” para ele até ouvir a tão sonhada palavra da boquinha amada.

A questão também se repete nos hábitos cotidianos e também na saúde dos filhos. Se os pequenos observam nos pais atitudes sedentárias e compartilham com eles a alimentação ruim, o mais provável é que repitam esses padrões durante suas próprias vidas.

A importância do exemplo dos pais para a saúde dos filhos

Você já deve ter visto seu filho na frente do computador por muito tempo. Ou comendo besteiras demais. Deve também ter falado para ele cortar esse hábito, ou inclusive pressionado para garantir a obediência.

Só que adianta pouco para ele ver que não pode comer muito da sua bolacha favorita quando vê os pais fazendo exatamente o que ele não pode. Crianças, acredite, reparam em tudo e vão se dar conta de que você está exigindo deles o que não pratica. Se quer que eles pratiquem atividade física, faça o mesmo!

Por isso, que tal aproveitar a oportunidade de dar o exemplo e promover a saúde dos filhos cuidando de você mesmo?

Dicas para mudar a sua rotina

Pode não parecer muito fácil colocar em prática. Porém, com boa vontade e paciência, o fato é que é possível abandonar hábitos ruins e abraçar um estilo de vida mais saudável. Seguem algumas dicas essenciais:

Realize uma mudança coletiva

O ser humano funciona a base de incentivos. É por isso que é tão difícil ser saudável quando estamos rodeados de exemplos ruins. Se você quer uma melhoria na saúde dos seus filhos, estabeleça um projeto familiar! Decidam os objetivos de cada um e aproveitem para criar um grupo de apoio e suporte.

Estabeleça uma rotina saudável

Com a rotina corrida e o estresse, pode parecer impossível conciliar trabalho, família e saúde. Na verdade, o que conta são as mudanças no comportamento cotidiano. Realize mudanças na rotina. Se vocês comem pão branco no café da manhã, troquem pela versão integral, por exemplo.

O leite pode ser com baixo teor de gordura e assim por diante. Essas trocas também se refletem numa lista de compras com menos supérfluos — e o bolso agradece. Para combater os desejos, crie também momentos de prazer pontuais na nova dieta.

Evite o boicote inconsciente

É normal premiar com comida. Mas não é muito legal. Isso porque os filhos acabam boicotando o planejamento e criando um novo hábito desagradável ao pensarem: “Vou arrumar o quarto só para ganhar refrigerante”. As crianças precisam entender a importância de se cuidar da saúde como uma questão natural e cotidiana.

Ouça seus filhos

As crianças são geralmente muito ligadas e percebem de longe o que não é legal. Não pense que, só por serem pequenos, eles não podem oferecer dicas e sugestões. Às vezes, ouvem na escola ou na casa de colegas coisas que você não sabe e que podem influenciar na busca por uma rotina e alimentação saudáveis. Aprender e ensinar pode ajudar a família toda a ter mais saúde.

Gostou de saber como seus hábitos se refletem na saúde dos filhos? Aproveite e coloque nossas dicas em prática! Para ajudar outros pais, não deixe de compartilhar nosso post nas suas redes sociais!

0 Comentários

  1. Olá sou mãe e me preocupo muito com a saúde do meu filho, ler um bom livro é a essência no dias atuais, por isso precisamos de bons conteúdos que nos ajudem, ficou muito bom seu artigo sempre que posso acesso seu blog. Thau Bjs…

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"