Finanças da família: 4 práticas para colocar a casa em ordem

Cuidar das finanças da família não precisa ser uma tarefa impossível. Basta um mínimo de planejamento para que as coisas comecem a entrar em ordem.

O fato é que a maioria das pessoas não pensa no dinheiro de maneira racional, o que faz com que os desperdícios e os atrasos façam parte de sua realidade.

Isso pode mudar. Com um bom planejamento financeiro e bons hábitos, você tem condições de melhorar a qualidade de vida na sua casa. Quer ajuda para fazer isso? Então confira as nossas dicas.

1. Reduza os seus gastos

O ideal é que tudo comece com uma análise profunda da sua vida financeira. É assim que a racionalidade vai começar a ser posta em prática.

Coloque no papel a sua receita e comece a estimar os seus gastos. Se preferir, você pode utilizar um aplicativo para realizar essa ação. O Minhas Finanças é uma das soluções mais interessantes disponíveis, pois permite a você acompanhar as suas receitas e despesas com maior clareza.

Ao visualizar as suas despesas, você pode procurar alternativas para reduzi-las ou até mesmo eliminá-las. Soluções como a troca de planos voltados para o entretenimento, como internet e TV a cabo, por outros mais baratos permitem economia sem comprometer a sua qualidade de vida e a de sua família.

2. Faça planos familiares

Você pode planejar objetivos no curto, médio e longo prazos e em função deles procurar investimentos adequados. A questão é saber o que quer.

Reúna a sua família e comece a planejar ações futuras, como viagens, compra de carro, troca de casa, mudança de escola, entre outros. Em função dos objetivos, você pode começar a poupar.

O ideal é seguir a regra dos 50-30-20, em que 50% do seu salário pagam as despesas fixas, 30% pagam as despesas variáveis e 20% são poupados.

Procure alternativas de investimentos que tenham a ver com as suas metas. O Tesouro Direto, por exemplo, tem rendido mais do que a poupança, além de oferecer diferentes tipos de possibilidades, em termos de liquidez e rentabilidade. Procure saber mais sobre ele e outros fundos de renda fixa para fazer o seu dinheiro render.

3. Inclua toda a família nos objetivos

Os seus familiares precisam ser seus parceiros nesse processo. É preciso que os objetivos sejam comuns entre todos, do contrário será mais difícil contar com a tolerância deles quando alguém quiser alguma coisa e você estiver guardando dinheiro.

Sendo assim, o ideal é envolver a família inteira na definição de metas conjuntas.

Converse também sobre gastos pessoais. Muitas vezes, as famílias perdem dinheiro na repetição de ações desnecessárias do dia a dia. Assim, a melhor maneira de eliminar essas ações é conversando.

4. Saiba lidar com as dívidas

Uma vez que você já se encontra em dificuldades financeiras, é preciso considerar soluções para se recuperar. Evite os juros compostos, os juros do cheque especial, pois eles se acumulam com maior rapidez do que os juros simples e acabam se tornando uma bola de neve. Nesse caso, se estiver devendo ao banco, procure um empréstimo sob juros simples para evitar esse efeito.

As dívidas sob juros compostos são as mais perigosas, por isso o ideal é quitá-las antes das demais.

Você pode também procurar alternativas para evitar dívidas. Soluções como a economia compartilhada têm ganhado popularidade nos últimos anos. Serviços como o Uber, o Airbnb, entre outros, são excelentes possibilidades para ganhar mais dinheiro.

Quer mais dicas sobre as finanças da família? Então assine a nossa newsletter.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"