Como planejar uma gravidez saudável sem plano de saúde?

A gestação é uma fase especial na vida de muitas mulheres. Nesse momento, a saúde da mãe e a do filho são prioridade e, portanto, devem ter uma atenção especial para uma gravidez saudável.

Com a precariedade dos serviços públicos de saúde e os altos preços do sistema de saúde suplementar, muitas mamães ficam pensando se é possível planejar uma gravidez tranquila sem altos custos.

Para ajudar você, preparamos este post com 3 alternativas acessíveis para garantir tranquilidade e segurança em um período tão importante.

1. O plano maternidade

O plano maternidade, ou também conhecido como plano de parto, é um serviço oferecido por muitas maternidades com o objetivo de proporcionar maior conforto e atendimento personalizado para as futuras mamães.
Cada local oferece um plano diferente, por isso, é importante realizar uma pesquisa detalhada antes de fechar qualquer negócio. Preste atenção aos regulamentos, observando o que está inserido no contrato.
Geralmente, estão inclusos:

  • internação hospitalar para a mulher e o bebê;
  • anestesia;
  • cuidados pré e pós-operatório;
  • medicamentos e materiais utilizados no parto.

Alguns planos incluem, ainda, direito a acompanhante, estacionamento, alimentação e também alguns exames para o recém-nascido.
O valor pode ser parcelado e deve ser quitado até o dia do parto. A possibilidade de realizar o pagamento ao longo da gestação é o grande diferencial do plano maternidade, atraindo a atenção de muitas mães

2. Startup de Saúde

Mais uma alternativa viável para as grávidas são as startups de saúde. Essas empresas disponibilizam, em seus sites e/ou aplicativos, clínicas e médicos conceituados, com preços acessíveis, sem pagamento de mensalidade e/ou taxa de adesão. Assim, o paciente só paga quando utiliza o serviço. 

Por meio de uma plataforma digital, as startups de saúde permitem que os pacientes agendem suas consultas e exames de forma rápida e eficiente. Entretanto, se você tem medo dessas tecnologias, pode ficar tranquila! Tudo fica registrado no seu e-mail.

Caso ocorra algum imprevisto, é só entrar em contato direto com a clínica ou laboratório e tentar um reagendamento. É possível, também, cancelar o serviço, mas o processo depende de cada empresa. Em alguns casos, o cancelamento poderá ser feito com até 48 horas de antecedência e o valor pago será estornado.

Portanto, essas companhias aliam tecnologia, preços que cabem no seu bolso e atendimento de qualidade, sendo uma ótima opção para as futuras mamães. Além de médicos, estão cadastrados nas plataformas outros profissionais, como nutricionistas, que auxiliam as gestantes a manterem uma dieta balanceada, garantindo todos os nutrientes que o bebê necessita nesse período.

Outra vantagem é poder parcelar o pagamento. Durante a gestação, os gastos são ainda maiores, logo, o parcelamento auxilia as mamães no seu planejamento financeiro.

3. Sistema Único de Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) também é opção, mesmo com a precariedade em diversos locais, existem programas específicos para futuras mamães. No Dia Internacional da Mulher deste ano, por exemplo, o Ministério da Saúde lançou diretrizes de assistência ao parto normal. A partir de agora, toda mulher terá direito de definir o seu plano de parto que trará informações como local onde será realizado, orientações e benefícios do parto normal. Ou seja, o processo se torna mais humano e menos mecânico, priorizando mamãe e bebê. É importante lembrar que o SUS segue um padrão elevado quando se trata de consultas e exames do pré-natal e garante todo o conforto e informação para a grávida. A caderneta da gestante está disponível na Internet para download. Nela, a gestante encontra informações, tira dúvidas e tem até espaços para decorar com imagens do seu futuro filho.

Viu como você pode manter uma gravidez saudável sem plano de saúde? Então entre em contato com a gente e conheça os nossos serviços!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"