Conheça os cuidados essenciais com a saúde dos filhos antes de viajar

Viajar em família é sempre uma alegria. Além de ver os pequenos desbravarem o mundo, os pais ainda se divertem e descansam. Mas quando se trata de crianças, o assunto é sério e vale dobrar a atenção na hora de pegar a estrada com a garotada. 

Neste post, vamos falar dos cuidados essenciais com a saúde das crianças antes de viajar. Algumas providências terão de ser tomadas com certa antecedência para garantir a diversão de todos. Tome nota!

Vacinação

Toda criança tem de estar com a vacinação em dia. Por isso, antes de viajar, vá a um posto de saúde e confira como está a carteirinha de vacinação dos seus filhos. Além disso, tenha em mente que de acordo com o destino da viagem, são recomendadas algumas vacinas especiais.

Essa vacinação tem de ser feita entre seis e oito semanas antes da viagem, de preferência, e no mínimo, com quatro semanas de antecedência. Em caso de viagem para áreas de florestas ou rurais — onde as crianças terão um contato maior com a natureza —, a imunização torna-se mais importante ainda.

No Brasil, por exemplo, a vacina contra febre amarela era exigida apenas para as regiões Norte e Nordeste. Contudo, atualmente está ocorrendo um surto na região Sudeste e recomenda-se que os viajantes, mesmo os adultos, sejam imunizados. 

Além dessa, as crianças devem receber as vacinas meningocócica B e a meningocócica C conjugada. Juntas, elas previnem meningite causada por diferentes tipos de vírus, devendo ser tomadas em duas doses com intervalo de dois meses.

Visita ao pediatra

Duas semanas antes da viagem, as crianças devem ir ao pediatra. O médico pedirá os exames de rotina e os resultados saem dentro de uma semana. Volte ao pediatra para mostrá-los antes de colocarem o pé na estrada.

No caso das crianças com problemas crônicos como diabetes, por exemplo, o médico dará orientações de cuidados específicos. Inclusive, em algumas situações, o profissional poderá desaconselhar a viagem.

Não se esqueça de levar o número de telefone e até o e-mail do pediatra para entrar em contato, se surgir alguma dúvida durante a viagem.

Medicamentos

Leve na viagem aquela caixa com os medicamentos que o pediatra prescreveu e seu filho toma com mais frequência. Na dúvida, entre em contato com o pediatra e descreva os sintomas do seu filho.

Além disso, procure uma farmácia e um posto de saúde próximos do local onde ficarão hospedados. Aqui, é importante considerar ainda o percurso da viagem e a possibilidade de não encontrarem o medicamento que seu filho toma.

Sem esquecer, é claro, que muitas crianças sofrem de enjoo durante os deslocamentos. Se o seu filho tem esse problema, peça ao pediatra a prescrição para um remédio contra náuseas. 

Alimentação

Pesquise sobre os hábitos alimentares do lugar para onde estão viajando. Com essas informações em mãos, saiba de antemão se os pequenos irão se adaptar, principalmente se eles tiverem restrições alimentares.

Vale lembrar que mesmo as crianças que não sofrem com enjoo podem passar mal durante a viagem. Para evitar esse e outros inconvenientes, não deixe o seu filho comer demais antes de embarcarem. 

Por fim, ao viajar, não deixe os hábitos saudáveis de lado. Uma alternativa é levar um lanche de casa como bolachas, frutas e sucos. 

É certo que imprevistos e acidentes podem acontecer. Mas com esses cuidados ao viajar com os filhos, vocês estarão mais tranquilos e livres para curtir esses dias. Assine nossa newsletter e continue recebendo dicas de saúde como essas para você e toda a sua família.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"