O que é diverticulite?

A diverticulite é uma doença do cólon que vem aumentando ao longo dos últimos anos e é associada a uma dieta pobre em fibras. Estimam-se que 30% da população com mais de 60 anos e 60% dos indivíduos com mais de 80 anos sejam afetados.

Os divertículos são bolsas pequenas e salientes que podem se formar no revestimento do sistema digestivo. Eles são encontrados mais frequentemente na parte inferior do intestino grosso (cólon). Quando uma ou mais bolsas ficam inflamadas e, em alguns casos, infectadas, essa condição é conhecida como diverticulite.

Quando uma ou mais bolsas ficam inflamadas e, em alguns casos, infectadas, essa condição é conhecida como diverticulite e quando leve pode ser tratada com repouso, mudanças na dieta e antibióticos. Já a diverticulite grave ou recorrente pode exigir cirurgia.

Os sinais e sintomas de diverticulite incluem:

  • Dor, que pode ser constante e persistir por vários dias. O lado esquerdo inferior do abdômen é o local usual da dor. Às vezes, no entanto, o lado direito do abdômen é mais dolorido;
  • Náusea e vômito;
  • Febre;
  • Sensibilidade abdominal.
  • Constipação ou, menos comumente, diarreia.

Consulte um médico sempre que tiver dores abdominais constantes e inexplicáveis, principalmente se também tiver febre e constipação ou diarreia.

Aqui na VidaClass você tem acesso aos melhores gastroenterologistas do Brasil. Acesse o nosso site para mais informações: https://www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"