Cuidados com a pele na terceira idade

Com o tempo, a produção de colágeno e elastina diminui, o que faz com que sua pele perca alguma elasticidade. A pele também fica mais fina e frágil, e, por isso, é comum que os adultos mais velhos tenham a pele seca. 

Além desses efeitos naturais do envelhecimento, o ambiente pode ter um efeito agravante, inclusive quando uma pessoa recebe muito sol ou foi exposta a condições climáticas adversas. A etnia e a hereditariedade de uma pessoa também são fatores de como sua pele envelhece.

Mas como cuidar da pele adequadamente na terceira idade? Confira as dicas que separamos:

Lave o rosto suavemente

Use água morna em vez de quente ao lavar e evite tomar muitos banhos. Use produtos de limpeza suaves em vez de sabonetes fortes e produtos à base de álcool. Evite óleos de banho, pois eles tornam a banheira escorregadia, aumentando o risco de queda.

Cuide da sua alimentação

Mesmo “deficiências nutricionais menores podem causar erupções cutâneas, lesões na pele e outras alterações na pele”. Mantenha uma dieta saudável.

Limite Substâncias Secantes

Usar muito sabonete, perfume ou antitranspirante pode piorar a pele seca.

Umidifique

Coloque um umidificador em sua casa para melhorar a umidade do ar.

Consulte um médico

Se você seguir todas essas outras dicas e ainda tiver a pele seca e com coceira, procure um médico dermatologista

Aqui na VidaClass você tem acesso aos melhores médicos do Brasil em apenas três cliques. Acesse nosso site e saiba mais.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"