Cuidados com a saúde mental durante a pandemia

A pandemia da COVID-19 e a crise econômica resultante dela afetaram negativamente a saúde mental de muitas pessoas e criaram novas barreiras para quem já sofre de transtornos emocionais. 

De acordo com a OMS, um amplo corpo de pesquisa vincula o isolamento social e solidão a problemas de saúde mental. Dados recentes mostram que uma parcela significativa de pessoas que cumprem as medidas de isolamento (47%) relatou efeitos emocionais negativos resultantes de preocupações ou estresse.

Além disso, os mais pobres são os mais afetados, uma vez que mais da metade das pessoas que perderam sua fonte principal de renda ou emprego relataram impactos emocionais negativos, devido a preocupações geradas pelo cenário da pandemia.

Mas quais são os cuidados devemos adotar nesse momento? Segundo a OMS, é importante cuidar da saúde física através de exercícios e manter uma alimentação saudável. Além disso, é fundamental manter as conexões sociais (mesmo que virtuais) para se sentir bem e acolhido.

Trabalhar a mente através de atividades como leitura, filmes ou encontrar novos hobbies como jardinagem, marcenaria ou pintura são excelentes formas para desenvolver uma nova rotina e distrair a mente.

A saúde mental não pode ser negligenciada, principalmente em um momento tão delicado como o que estamos vivendo. Aqui na VidaClass você consegue encontrar os melhores psiquiatras e psicólogos do Brasil que podem te orientar e ajudar a passar por esse momento de maneira correta e saudável. Entre no nosso site marque a sua consulta: www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"